A/B Teste em SEO

Uma das técnicas menos conhecidas em SEO é o teste A/B. O A/B teste em SEO traz mais tráfego e mais clientes a adquirir o seu produto ou serviço.

Já reparou que cerca de 50% das suas páginas e conteúdo recebe zero tráfego orgânico? É fácil sentir-se frustrado quando nos enquadramos neste intervalo, especialmente se executámos uma estratégia de SEO que esperavámos que funcionasse.

No entanto, muitas vezes, não precisamos de reavaliar toda a abordagem de SEO para começar a ver resultados. Em vez disso, você pode executar experimentos para determinar os ajustes de optimização necessários, sem ter que alterar todo o site e sem sacrificar os rankings que já tem.

A resposta?

Teste de SEO A/B.

Irei explicar porque é que o teste A / B é importante, os elementos de SEO que se podem fragmentar e várias técnicas que resultam em mais tráfego.

Vamos.

O que é A/B Teste em SEO

Os testes A/B pretendem testar duas ou mais variantes ao mesmo tempo, dividindo o número de utilizadores pelas duas (ou mais versões).

Teste A/B é um método de teste de design através do qual comparam-se elementos aleatórios com duas variantes, A e B, em que estes são o controle e o tratamento de uma experiência controlada, com o objectivo de melhorar a percentagem de aprovação.

Vale ressaltar que testes A/B são diferentes de testes multivariados. Testes multivariados testam mais de uma variável de uma vez só, enquanto testes A/B testam apenas uma variável (duas variações) de cada vez com o objetivo de escolher a melhor entre as duas.

O que o IA / B pode testar?

Existem vários elementos de SEO na página que podem formar a base dos seus experimentos A/B, como:

  • Meta títulos e descrições
  • Estruturas de URL
  • Manchetes (H1)
  • Chamadas à ação (formas, cores e texto dos botões)
  • Teste do botão CTA
  • Descrições de produtos
  • Imagens ou vídeos
  • etc
pasted image 0 15
Imagem da www.singlegrain.com/

 

Esse tipo de teste A / B de SEO permite determinar o comprimento ideal da descrição do seu produto antes de se comprometer a escrever 150 palavras extras para cada produto – sem saber se vale a pena.

O mesmo conceito aplica-se ao teste de divisão dos seus meta títulos e descrições. Pode simplesmente agrupar vários URLs em duas categorias – uma com a palavra “comprar” no meta título e outra sem – para ver se essa frase afecta as principais métricas de SEO (como CTR ou posição de ranking).

Ainda que CTR e rankings sejam, por norma, as métricas mais utilizadas, os testes A/B em SEO também podem ser utilizados para entender o impactos de projectos de SEO Técnico.

Caso prático

Na SEO Portugal utilizamos o Optimize para fazer os nossos testes. É uma ferramenta que aconselhamos. Além de gratuita, demora apenas alguns minutos (dependendo do seu nível de conhecimento dos produtos Analytics do Google ) a instalar.

Esta ferramenta de A/B testes é fasntástica, sobretudo porque permite construir rapidamente em editor as novas versões.

Na nossa página de Cursos de SEO notámos que muitos utilizadores saiam da página antes de fazerem qualquer leitura. Queriamos entender como responder às dúvidas dos visitantes da melhor forma possível.

Para isso construímos duas variantes.

Controlo

Variante 1

 

Variante 2

Qual consideram que foi a variante vencedora? Porquê?

Como saber o que testar?

Antes de partir logo para os testes, o mais importante de tudo é entender o que testar. Para isso é necessário descobrir problemas.

Aconselhamos muito a leitura do livro “Making Websites Win“. Este livro foi escrito pela maior agência de CRO (conversion rate optimization) do mundo. Eles explicam que ferramentas usar, quando usar e como implementar os resultados na sua empresa.

Entender o problema é o primeiro passo para qualquer teste. Realizar um teste sem saber exactamente o que estamos a medir ou a pretender atingir é meio caminho para investir recursos e dinheiro sem obter nenhum retorno com isso.

Fazer uma auditoria técnica de SEO é sempre um bom princípio. Depois, olhar para os dados da Google Search Console, Google Analytics e entender se há páginas ou grupos de páginas com pior desempenho.

Entender os sintomas e descobrir a causa antes de fazrer qualquer teste. Esse é o segredo.

Diferença entre o teste A / B para SEO versus CRO

De uma forma bem básica, os testes A/B para a CRO esperam que mais pessoas convertam enquanto estiverem na página, enquanto os testes A/B para SEO esperam dirigir mais tráfego para a sua página.

Os tipos de alterações que você faz para o SEO devem atrair os utilizadores nos resultados de pesquisa do Google, bem como o Googlebot que determina os rankings de busca de suas páginas.

Porém, CRO e SEO têm em comum as páginas do site. E um site que converta bem, terá mais ganhos em SEO. É difícil que CRO realize testes sem saber os impactos em SEO e vice-versa.

Nas grandes empresas, estas duas equipas trabalham sempre em conjunto.

Por exemplo, diminuir o Bouce Rate é da responsabilidade da equipa de CRO ou de SEO?

Ferramentas de teste A/B

Para realizar com eficiência um teste A/B recomendamos o uso de alguma ferramenta para ajudar você no processo.

Que outras perguntas ficaram por responder sobre A/B Teste em SEO?

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.