Agressões a Jogadores do Sporting: Como é que um SEO analisa a situação?

As agressões a jogadores do Sporting esta tarde, 15 de Maio de 2018, foram um dos temas mais falados do dia. Como é que um SEO olha para esta situação, como se podem utilizar dados para optimizar o conteúdo que é publicado online? Recentemente tivemos um webinar sobre SEO para Jornalistas e hoje – pelos piores dos motivos – há um exemplo prático de como o SEO pode colaborar na escrita online.

Primeiro, é possível entender quando é que as procuras por Sporting no Google tiveram mais impacto e quando é que começaram a decrescer. Pelos dados fornecidos pelo Google Trends, é possível ver que as procuras pelo termo “Sporting”, em Portugal, obtiveram o maior “pico” por volta das 17 horas de Lisboa.

Procuras por Sporting no Google

Também é possível ver que esta situação da agressão a jogadores do Sporting na Academia de Alcochete fez com que se tivesse batido o record de procuras no Google por “Sporting”. Nunca antes (dados a partir de 2004) se tinha procurado tanto por Sporting, em Portugal.

Procuras por Sporting em Portugal desde 2004

A mesma tendência é seguida no estrangeiro, onde as procuras pelo nome do clube obtiveram o seu  máximo ao final do dia.

 

Procuras por Sporting em todo o mundo desde 2004

Interessante saber que os países que mais procuraram neste dia por “Sporting” no Google – e que, assumimos, estejam mais interessados em obter mais informações sobre as agressões ocorridas em Alcochete – são Cabo Verde, Moçambique, Angola e Luxemburgo. Ou seja, países dos PALOP e um europeu onde reside uma grande comunidade de emigrantes portugueses.

países que mais procuram por Sporting e pelas agressões aos jogadores

Não é só o nome do Sporting que sofreu um enorme incremento de buscas no Google após as agressões aos jogadores e equipa técnica por parte de – acredita-se – adeptos da claque sportinguista. Bruno de Carvalho viu o seu nome bem esmifrado pelos portugueses.

Aliás, nunca o seu nome tinha sido tão procurado na Internet.

Procuras por Bruno de Carvalho no Google

Além de “Bruno de Carvalho”, outras procuras prenderam-se com “Bas Dost” – um dos jogadores agredidos -, “jogadores do sporting agredidos”, mustafa sporting”, “bruno de carvalho filhas” ou “rui patrício instagram”.

jogadores sporting agredidos

quem é bruno de carvalho

A nível internacion, de acordo com o Google Trends – a ferramenta da Google que permite acompanhar as tendências mundiais em termos de pesquisas -, também houve interesse em temas relacionados com Bruno de Carvalho, o Sporting e os jogadores do clube. Mas também há quem tenha repescado histórias relacionadas com o passado recente do clube, como a saída do anterior treinador Marco Silva.Juventude Leonina, Marco Silva, Agressões Sporting

Bas Dost, André geraldes, balneario, bruno fernandes

Ainda a nível de procuras internacionais no Google, estes são os temas mais procurados em relação aos tristes e trágicos incidentes ocorridos na Academia de Alcochete.

Violencia, hooliganismo, jogadores do sporting agredidos

Com esta informação, e sabendo o que os utilizadores estão à procura, os redactores online poderão ter uma vantagem e antecipar algumas histórias. Ou tentar providenciar nos seus artigos algumas informações que possam responder às procuras dos portugueses.

Como reduzir o Bounce Rate do seu site

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Um comentário em “Agressões a Jogadores do Sporting: Como é que um SEO analisa a situação?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *