Ahrefs Content Gap

Fiquei surpreendido quando vi o volume de procura por “Ahrefs Content Gap”. Parece que a funcionalidade está a ganhar fãs em todo o mundo e por isso vou aproveitar este artigo para debruçar um pouco sobre como aproveitar ao máximo o, também conhecido, “Intervalo Conteúdo”.

Antes de avançar, se ainda tem dúvidas sobre a importância do conteúdo, leia este artigo sobre como o conteúdo afecta SEO.

Ahrefs Content Gap ou Intervalo Conteúdo

Com o “Content Gap” do AHREFS, descubra as palavras chave que a sua concorrência tem a ranquear, mas você não. Ou seja, encontre oportunidades de crescimento, analisando a concorrência. Sobre este tema, também já publicámos o artigo Análise da Concorrência – Como encontrar oportunidades de crescimento

Content Gap Intervalo Conteúdo

Analisar oportunidades de conteúdo

O processo para uma análise de conteúdo pode ser feito com o “Intervalo Conteúdo” do Ahrefs é super simples. Esta metodologia automatiza um processo que originalmente era somente acessível para utilizadores avançados de Excel.

Basicamente, a ferramenta permite obter todas as palavras chave (keywords) que a sua concorrência tem ranqueadas e subtrai automaticamente as palavras chave que o seu website (ou página específica) tem a ranquear. O que irá obter é uma lista de palavras chave que, possivelmente, deveria ter como alvo.

A ferramenta Intervalo Conteúdo, ou Content Gap, permite-lhe fazer isso com um grupo de concorrentes ao mesmo tempo, dando-lhe massivas listas de palavras chaves que todos os seus concorrentes estão a trabalhar e você não:

Tornar um processo complexo disponível para todos

A ferramenta tem 3 opções de filtragem de resultados:

  • As palavras chave para as quais pelo menos um os seus concorrentes estão a ranquear

  • As palavras chave que pelo menos 2 dos seus concorrentes estão a ranquear

  • As palavras chave que todos os seus concorrentes possuem rankings

Terá os melhores resultados se seleccionar ver as palavras chave que todos os seus concorrentes possuem classificação em pesquisas, excepto você próprio:

top content

Encontrar concorrência

Quando avançar para uma análise de Content Gap do AHREFS tem de ter em conta quem são os seus concorrentes.

Primeiro, quem são os seus concorrentes de negócio; Segundo, quem são os seus concorrentes orgânicos na SERP do Google. Pode ser que sejam os mesmos, podem ser diferentes. Vale muito a pena fazer esse exercício antes de se aventurar a descubrir que palavras-chaves eles estão a trabalhar e você não.

Criar páginas

Agora que já sabe quais são as páginas que deverá criar e qual é o conteúdo em falta, tenha em atenção a estrutura do seu site.

Não insira o novo conteúdo sem uma estrutura e hierarquia no seu site. Pondere se é possível adicionar o conteúdo em falta numa página que já exista ou se precisa de criar uma página de campanha.

Nem sempre criar novas páginas é a melhor solução. Sobretudo se forem págins que não vão ranquear bem ou que não terão muito tráfego.

Conteúdo duplicado

O Ahrefs não permite de forma clara ver onde está o conteúdo duplicado, mas permite visualmente perceber se estamos a ranquear com uma página que não seria suposto.

A ferramenta de SEO tem outros destaques que permitem fazer essa análise mais rapidamente, nomeadamente o rank tracker.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *