Análise da Concorrência – Como encontrar oportunidades de crescimento

Em SEO, fazer a análise da concorrência é fundamental por diversos motivos: primeiro, para entender quão forte é a concorrência e entender que estratégias estão a usar; segundo, para descobrir o que não estão a fazer e onde se pode conseguir crescer rapidamente.

O comércio electrónico está a crescer de ano para ano. De acordo com um estudo da Ecommerce Foundation o volume de negócios no ano de 2017, em Portugal, foi aproximadamente 4,7 mil milhões de euros, o que representa um aumento de 12% face ao ano de 2016.

Estes números demonstram a importância do comércio electrónico e do marketing digital. Porém, nem todas as empresas estão a aproveitar as oportunidades do mercado e muitas falham no lançamento de novos produtos e serviços por não acompanharem a concorrência. Num mercado tão veloz, é imperativo ser-se o primeiro ou reagir o mais rápido possível às mudanças exigidas. As estratégias de desenvolvimento de mercado e a descoberta de oportunidades de novos raios de acção através da análise da concorrência orgânica podem assegurar resultados a curto, médio e longo prazo.

A identificação da concorrência e a extracção de “insights” é fundamental na descoberta de novos serviços e produtos para qualquer site de e-commerce. Para SEO há duas tools que são líderes de mercado e que possibilitam esta análise Ahrefs e SEMrush.

Como identificar a concorrência da minha empresa

Uma análise da concorrência, em SEO, corresponde ao processo de procurar perceber quais são as páginas dos concorrentes que estão a ter um volume elevado de tráfego orgânico e quais as palavras-chave para as quais esses concorrentes estão a ranquear no Google – e que têm um volume de pesquisas interessante. Esse processo de análise é importante, pois garante que a escolha dos novos produtos e serviços a incluir na oferta do seu negócio é feita com base em dados de performance dos concorrentes. O facto deles já venderem esses mesmos serviços ou produtos ajuda a prever a aceitação dos mesmos.

O primeiro passo de uma análise de concorrentes é a identificação dos principais “players” na SERP do Google e concorrentes de negócio.

A lógica fundamental desse processo é, primeiro, identificar os principais concorrentes no Google (através do número de palavras-chave em comum) e depois fazer uma análise subjectiva de classificação -se o concorrente orgânico é ou não concorrente de negócio.

Nota: Utilizei neste artigo o site do El Corte Inglês como target e trabalhei para esse site na procura de novos produtos.

Como identificar os concorrentes no Ahrefs

Passo-a-passo para identificar os concorrentes do El Corte Inglês no Ahrefs:

  1. Abrir o site https://ahrefs.com
  2. Inserir o url do site na barra de pesquisa https://www.elcorteingles.pt/
  3. Clicar na lupa para iniciar a pesquisa
  4. Clicar em Competing Domains, no canto inferior esquerdo

identificar os concorrentes com o Ahrefs

Teremos acesso a uma lista com os vários URLs concorrentes, ordenados pelo número de palavras-chave em comum. Após classificação dos concorrentes orgânicos que são e não são concorrentes de negócio, o próximo passo é fazer o mesmo processo de identificação da concorrência dos nossos concorrentes de negócio. Isto é, devemos fazer essa mesma análise para a FNAC e todos os outros, de forma a expandir a nossa lista de concorrentes. Para facilitar a análise podemos fazer export para um ficheiro Excel e ir abrindo os URLs em bulk. Para isso podemos usar a extensão do Chrome Bulk URL Opener.

Como identificar os concorrentes usando o SEMrush

Seguindo a mesma lógica, mas agora usando o SEMrush:

  1. Abrir o site www.semrush.com
  2. Pesquisar pelo nosso URL: https://www.elcorteingles.pt/
  3. Clicar em Domain Analytics >> Organic Research
  4. Clicar em Competitors

Neste momento teremos a lista de urls dos concorrentes do El Corte Inglês, ordenada pelo número de palavras-chave em comum.

identificar os concorrentes com o SEMrush

Como descobrir novos produtos através dos concorrentes

Uma técnica interessante para identificar oportunidades de novos produtos através da concorrência é procurar perceber as palavras-chave para as quais estão a ranquear, que tenham um elevado volume de pesquisas, mas para as quais nós ainda não estamos a ranquear. Essa tática é muito usada em SEO e é conhecida como Content GAP. Para fazer uma análise de Content GAP no Ahrefs devemos seguir estes passos:

  1. Abrir o site ahrefs.com
  2. Na barra de pesquisas inserimos o nosso site – https://www.elcorteingles.pt/
  3. Clicamos em “Content GAP” no canto inferior esquerdo do ecrã
  4. Na secção 1 inserimos os urls dos nossos concorrentes que queremos analisar
  5. Na secção 2 inserimos o nosso url
  6. Clicamos agora em Show Keywords

 conteudo dos concorrentes

Nos resultados apresentados veremos todas as palavras-chave para as quais esses concorrentes estão a rankear no Google e o site do El Corte Inglês não está, ordenadas pelo volume de pesquisas. Para facilitar a análise podemos fazer export para Excel.

palavras-chave dos concorrentes

Com base nos resultados, podemos identificar várias possibilidades de novos produtos, que têm um volume de pesquisas interessante.

Devemos incluir nessa análise todos os concorrentes de negócio que foram identificados anteriormente.

Análise de cada concorrente em específico

Na análise anterior conseguimos identificar palavras-chave interessantes, que podem ajudar na procura de novos produtos. Entretanto, essa análise nada revela relativamente à performance de cada um dos concorrentes em termos de tráfego orgânico. Tão interessante quanto descobrir palavras-chave com volume de pesquisas elevado é identificarmos, para cada concorrente, quais são as suas páginas com maior volume de tráfego orgânico.

Para fazermos essa análise no SEMrush devemos fazer o seguinte:

  1. Abrir o site www.semrush.com
  2. Pesquisar pelo concorrente que queremos analisar, ex: https://www.fnac.pt/
  3. Clicar em Search
  4. No canto esquerdo, clicar em Organic Search
  5. Fazer scroll down até ver a tabela

novas palavras-chave pelo semrush

A tabela que vemos está ordenada por uma estimativa de tráfego orgânico, tendo como base o volume de pesquisa das palavras-chave para as quais a página está a rankear, a posição média dessas keywords e o CTR provável. A partir desses dados podemos identificar as páginas que têm maior volume de tráfego orgânico nos sites de cada um dos concorrentes principais. Se identificarmos uma página com muito tráfego para um produto que ainda não vendemos, esse pode ser um bom produto para começarmos a disponibilizar no nosso site.

Podemos, também, fazer export dessa tabela para excel e fazer o sort primeiro por URL e depois por “Search Volume”. Assim, temos, para cada página que o concorrente tem a rankear no Google, as palavras-chave que estão a gerar tráfego para essa página, bem como o volume de pesquisas. Com base nisso, é possível perceber, de forma mais detalhada, novas páginas e produtos que se podem criar.

excel com novas palavras-chave

Essa mesma análise pode ser feita no Ahrefs, para isso devemos:

  1. Abrir o site https://ahrefs.com
  2. Pesquisar pelo concorrente na caixa de pesquisa – https://www.fnac.pt/
  3. Clicar em Top Pages, no canto esquerdo

paginas com mais trafego organico dos concorrentes

Temos agora uma tabela com todos os URLs do site, ordenadas por tráfego orgânico. Com base nesta informação, é possível agora identificar algumas oportunidades.

Crescimento Orgânico

Para um site de e-commerce, lançar novos produtos com regularidade é quase uma obrigação, tendo em conta que se trata de um “marketplace” onde estão sempre a surgir novos concorrentes e também ao facto de o consumidor online ser, por norma, menos fiel que o consumidor no mercado tradicional. De forma a acertar no lançamento de novos produtos e acompanhar a oferta e procura do mercado, é importante ter um método de análise da concorrência e que, a partir dele, consiga tirar partido de informações de extrema importância.

Sou licenciado em Gestão de Empresas e estou a concluir o mestrado em Gestão de Informação na especialidade de Marketing Intelligence. Em termos profissionais, sou apaixonado por SEO e tenho tido a felicidade de contribuir com projetos desafiantes e ambiciosos. Tenho experiência como SEO Executive em ambiente de agência e SEO Analyst in-house. Neste momento dou o meu contributo como SEO Manager na Outsystems. O meu objetivo aqui na SEO Portugal é partilhar um pouco da minha experiência, de forma a criar uma cultura mais voltada para o SEO no mercado português.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *