Campanha Eleitoral no Brasil: Como analisar do ponto de vista de SEO

A campanha eleitoral no Brasil está a entrar na recta final. As campanhas eleitorais no Brasil costumam chegar a Portugal (e também ao resto do mundo) mais devido a algumas campanhas mais divertidas de alguns candidatos do que realmente pelo impacto que as mesmas possam ter a nível global.

Bem, parece que este ano os brasileiros não fizeram por menos e colocaram o país na rota da política mundial.

Para jornalistas e interessados em tendências o Google Trends é uma ferramenta que permite algumas análises bem interessantes a nível de procuras no motor de busca da gigante norte-americana.

Candidatos a Presidente do Brasil – Eleições 2018

A SEOPortugal tentou perceber quais os candidatos a Presidente do Brasil têm o seu nome  mais escrutinado no Google daquele país, nos últimos 5 anos.

É possível ver que Bolsonaro é de longe o candidato que mais desperta o interesse dos Brasileiros. Sendo que Ciro Gomes é o único dos restantes candidatos que consegue ter alguma expressão nas buscas brasileiras.

Álvaro Dias, Cabo Daciolo, Eymael, Fernando Haddad, geraldo Alckmim, Guilherme Boulos, Henrique Meirelles, João Amoêdo, João Goulart Filho, Marina  Silva ou Vera Salgado não conseguem marcar diferença  nas  procuras online dos brasileiros.

Porém, Bolsonaro não é o rei das procuras no Brasil. Lula da Silva tem o recorde de procuras no Google, entre os políticos em análise. O ex-Presidente brasileiro levou milhões de brasileiros a procurar o seu nome no Google no início de Abril deste ano aquando da sua prisão.

Estados divididos

Os dados do Google Trends mostram ainda quais as regiões onde cada candidato é mais forte.

Bolsonaro atrai as atenções de lugares como Juíz de Fora, Niterói, São Gonçalo, Duque de Caxias ou São Paulo.

Ainda que Jair Bolsonaro bata toda a concorrência em termos de procuras, é interessante ver que Álvaro Dias é bastante procurado no Paraná, Ciro no Ceará, Amoêdo em Minas Gerais e Marina Silva no Acre.

Brasileiros procuram notícias das eleições 2018

Numa época em que o jornalismo tem estado debaixo de críticas, não deixa de ser interessante ver que há uma procura grande pelas entrevistas dos candidatos.

De Bolsonaro os brasileiros querem saber quais as propostas, mas também ver as matérias do jornal nacional.

De Ciro Gomes procura-se saber mais de casos de corrupção, relação com lula ou comparação com Bolsonaro.

Sobre João Amoêdo procuram-se as propostas:

De Marina Silva é interessante a relação de procuras com Dilma:

 

Eleições  do Brasil vistas do Estrangeiro

Dos Estados Unidos da América só se começou a tomar atenção ao que se passava no Brasil quando Bolsonaro foi esfaqueado. A partir desse momento, parece que os americanos começaram a tomar interesse pelas eleições brasileiras.

Bem, generalizar tem sempre problemas. Alguns americanos, será o mais correcto de dizer.

E o que é que os “gringos” querem saber sobre Bolsonaro e as eleições no Brasil?

Uma realidade muito parecida, aliás, à portuguesa:

Bolsonaro já é mais famoso que o Rio

É de discutir se é pelas melhores razões, mas no que a procuras no Google diz respeito, Bolsonaro já é mais famoso nos Estados Unidos do que o Rio de Janeiro.

Pelo menos em alguns estados:

Campeão no YouTube

O candidato Bolsonaro pode puxar para si o orgulho de ter colocado tanta gente à procura de informações na internet.

E o YouTube é hoje uma ferramente poderosissíma. Se acha que o vídeo do ataque a Bolsonaro foi o mais procurado no YouTube, está errado.

No dia 29 de Agosto as procuras de Bolsonaro no Youtube centraram-se na jornalista Renata Vasconcellos

Esta foi a situação que fez tantos brasileiros correrem para o YouTube:

Que informação reter para SEO?

O Google trends é uma ferramenta muito interessante para entender tendências. Sobretudo para SEOs que trabalham a parte do Conteúdo e Marketing de Conteúdo esta é tool  muito eficaz para:

  1. Entender o que se está a passar à nossa volta e no Mundo
  2. O que o utilizador está à procura
  3. Perceber padrões e antecipar picos de procura

A nível de conteúdo o Google Trends não desilude e é super eficaz a encontrar temas relacionados e pperceber o que é que o leitor está realmente à procura quando faz uma busca no Google.

As eleições no Brasil são um exemplo, mas o que eu fiz aqui pode ser feito para qualquer outro tema em qualquer outro nicho.

Esta são algumas formas igualmente valiosas de criar conteúdo que funcione organicamente, mas também que antecipe conteúdo que terá boa aceitação nas redes sociais. Até porque para SEO o tráfego vindo das redes sociais é super eficaz.

Conteúdo Valioso

Em SEO, conteúdo valioso é aquele que responde a todas as dúvidas do utilizador de uma forma directa e clara.

Aliás, é esse conteúdo que o Google utiliza para disparar Featured Snippets, por exemplo.

Usando o Google Trends podemos saber com grande precisão todos os tópicos e sub-tópicos que devemos abordar quando estamos a planear a criação de algum conteúdo.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *