Chrome responderá a perguntas na barra de endereço sem mostrar resultados

Àgua mole em pedra dura… O Google quer controlar ao máximo os resultados que oferece aos utilizadores. O novo passo é apresentar resultados ainda antes da pesquisa terminada, evitando mostrar a SERP. Como? Já explicamos.

O Google Chrome 69 irá introduzir melhorias de desempenho, bem como alterações que afectarão a forma como os utilizadores pesquisam, respondendo a perguntas na barra de endereço sem mostrar resultados. A informação está a ser avançada pelo Search Engine Journal.

Além disso, o navegador também apresentará oportunidades para os desenvolvedores criarem experiências de utilizador em dispositivos móveis.

Screenshot of Chrome's Omnibox aka address bar with an answer to a questionOs recursos do Omnibox Smart Answers podem responder a perguntas sem carregar um site.

Smart Answers

A mudança mais dramática é um novo recurso chamado Omnibox Smart Answers. A nova funcionalidade permite que os utilizadores obtenham respostas a perguntas na barra de endereço sem carregar um website. Estes são “resultados ricos” mostrados na barra de endereço. O Chrome chama à barra de endereço de omnibox. E chama aos resultados avançados mostrados na Omnibox de Smart Answers.

The Omnibox can show baseball scores:

Screenshot of Chrome's address bar providing the scores to a local baseball game.

O Omnibox Smart Answers pode mostrar o tempo:

Screenshot of Chrome browser giving weather information in the address bar which Google calls the Omnibox

Respostas inteligentes directamente na barra de pesquisa, segundo o Google

You know the box at the top of Chrome that combines the search bar and address bar into one? We call it the Omnibox, and we built it so that you can get to your search results as fast as possible.

Today, we’re making it even more convenient to use. It will now show you answers directly in the address bar without having to open a new tab—from rich results on public figures or sporting events, to instant answers like the local weather via weather.com…

Não é a primeira vez que o Google experimenta mostrar respostas sem resultados. Em Março, numa acção que mereceu o repúdio de uma grande parte dos profissionais de Marketing, o Google tinha avançado com páginas de resultados só com respostas.

Em poucos dias o Google voltaria atrás. Parece que agora, a estratégia é usar o Chrome e evitar, assim, crises.

Há uma questão que se levanta: o que acontecerá se, por acaso, os resultados que o Google passar a apresentar prejudique a imagem da sua marca? Como remover resultados negativos?

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *