Como Criar um Blog de Sucesso (E Ganhar Dinheiro) Passo-a-Passo

Desde que o acesso à internet se tornou mais democrático que há quem procure como criar blog de sucesso e, se possível, ganhar dinheiro com isso. Nós temos o passo-a-passo para criar um blog de sucesso e explicaremos como ganhar dinheiro.

Como criar um blog de sucesso? Muitos dos casos de maior dimensão começaram como um simples hobby. Para fazer um blog de sucesso é preciso, sobretudo, dedicação. Daí a importância desta introdução antes de saltarmos para o passo-a-passo de como montar um blog de sucesso. Se está a ler este artigo, provavelmente tem dois conceitos na cabeça: “criar blog” e “ganhar dinheiro”. A pergunta, então, será: como fazer um blog de sucesso? Errado!

Como Criar um Blog de Sucesso (E Ganhar Dinheiro) Passo-a-Passo

A pergunta é: o que é um blog de sucesso? Como definimos sucesso? Esse conceito depende de pessoa para pessoa. O sucesso pode ser medido por número de visitas, por partilhas nas redes sociais, pelo dinhheiro que se consiga fazer ou, até, simplesmente pelo gozo obtido em manter o blog. Cada um difinirá para si os seus objectivos.

Ok. Dito isto, como ganhar dinheiro com um blog grátis?

É, até, provável que o leitor até já tenha criado um blog gratuito no WordPress ou no Blogspot, começou a postar e… ao fim de um mês não viu resultados. Desmotivou. Nunca mais olhou para o seu projecto.

Todos aqueles posts, horas… e nenhum comentário. Trabalhar muito nem sempre significa que estamos a trabalhar bem. Vamos passo por passo entender como ganhar dinheiro na internet.

 

Se já tem um blog e precisa de uma auditoria de SEO Grátis, veja aqui como conseguir!

Para Iniciantes

Se ainda não começou um blog e é iniciante nestas andanças temde começar por:

Escolher o assunto do blog

Como escolher um assunto para o meu blog? Bem, caso ainda esteja em dúvida sobre o que escrever, temos a melhor dica de todas: Fale sobre assuntos que você gosta e onde se sente à vontade para escrever.

Se seu objectivo é gerar dinheiro a partir do blog, é interessante que seus posts sejam usados para educar a sua audiência sobre o produto que você vende ou os serviços que presta. Ou, simplesmente, fale sobre assuntos pelos quais as pessoas têm interesse.

Escolher o nome

Há dicas para um bom nome de bog? Um bom nome é aquele que fica na cabeça das pessoas, que o seu público vê e associa imediata com o assunto sobre o qual está a falar. Também deve ser simples e fácil de escrever, para que os utilizadores tenham facilidade tanto para encontrar seu blog, como para indicá-lo para os amigos.

Ponto muito importante! Só porque você gosta ou tem interesse em algo, não significa deva criar um negócio sobre isso! Ou que haja oportunidade de negócio. Porém, se não tem nicho de negócio, não se preocupe,  leia aqui como encontrar os nichos de mercado mais lucrativos.

Tem também que ter em atenção se o domínio da internet para esse nome se encontra ou não disponível para compra e registo. Confirme aqui: https://www.dns.pt/pt/

Comprar o Domínio

Se já existir algum domínio registado com o nome que tinha em mente, há algumas alterações que você pode fazer para manter a ideia original, como inserir um artigo antes do nome, por exemplo, www.oaviaodofuturo.pt. Alguns empreendedores já possuem um domínio próprio, neste caso, basta acrescentar a página do blog, exemplo: www.seuproduto.pt/blog.

Se esse não é seu caso, precisará registar o domínio para garantir que outras pessoas não possam utilizá-lo. A nossa sugestão é privilegiar domínios com final .pt, já que este formato é mais intuitivo para utilizadores portugueses. Mas, se está a pensar na internacionalização, pode sempre escolher .com ou .net.

Aqui pode registar o domínio que pretende.

Comprar hospedagem

Escolha entre serviço gratuito ou servidor de hospedagem. O servidor de hospedagem é, basicamente, a empresa que colocará seu blog no ar, com todas as páginas e funcionalidades que ele precisa.

Para essa finalidade, aconselhamos o A2Hosting, mas pode procurar e escolher qualquer outro serviço compatível, por exemplo, com o WordPress, que seja seguro e fácil de gerenciar.

Vale ressalvar que servidores portugueses representam um investimento maior, mas em compensação, são mais rápidos, já que a ligação entre o utilizador e o site sofre menos interferências do que sites hospedados em servidores estrangeiros.

Escolha uma plataforma

O ideal será que procure uma plataforma flexível, de forma a conseguir implementar anúncios que serão, inevitavelmente, a sua maior fonte de receita.

Uma plataforma mundialmente conhecida e, provavelmente, a mais utilizada, é o WordPress, devido ao facto de ser gratuita e extremamente intuitiva. Para além disso encontra ainda inúmeros tutoriais espalhados na internet, onde pode aprender mais sobre a mesma, caso se dedique, a fundo, ao seu blog.

Não tenho dinheiro para investir!

Ok, ter algum dinheiro de parte é desejável. Comprar um domínio e alojamento pode custar cerca de 50 euros por ano. E se não tiver esse dinheiro disponível?

Também é possível criar um blog sem contratar um servidor, usando as funcionalidades gratuitas de plataformas como o WordPress, blogger ou tumblr, mas é importante saber que essa escolha pode trazer algumas desvantagens, como:
• Não poderá escolher o nome de seu domínio. Só o subdomínio.
Num blog gratuito, a URL contém, obrigatoriamente, o nome da plataforma na qual ele está hospedado, exemplo: www.oaviaodofuturo.wordPress.com.
• Você não pode se cadastrar no Google Adsense
Essa opção não permite veicular anúncios do Google Adwords, que é uma das principais formas de gerar receita como blogueiro.
• De facto, não é dono do seu blog
É isso mesmo! Como o blog está hospedado no servidor de alguém, é possível que você acorde um dia e sua página tenha sido apagada sem aviso prévio ou precisa de configurar o servidor e não tem como.
• Imagem pouco profissional
Ter um blog gratuito dá a impressão de que não valoriza o conteúdo que está a publicar. E se você não valoriza, porque é que outras pessoas o fariam?

Blog para SEO

Para Amadores

Pare já de tratar o blog como um hobby

Se quer ganhar dinheiro – e provavelmente já investiu algum dinheiro – tem de olhar para o seu blog como um negócio.

Estabeleça um propósito

O que você quer de verdade? Só aprender fazer um blog!? Ganhar dinheiro com o blog? Divertir-se?

Não adianta publicar textos atrás de textos sem um propósito. Se quer ganhar dinheiro com o seu blog defina, exactamente, como! Não deixe isso para depois, nem espere por algum milagre.

Identifique problemas e oportunidades do mercado

Se quer realmente aprender como montar um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele, então preste bem atenção a este passo: defina o funil de vendas.

Existem duas formas de rentabilizar um blog: uma através dos anúncios, outra através de publicações patrocinadas, normalmente que levam à divulgação, comunicação e/ou venda de algum produto ou serviço.

Independentemente da forma de receita, é de extrema importância que crie conteúdos apelativos e interessantes, de forma a criar um bom fluxo de acessos aos seu site.

Defina qual será o foco do seu blog e crie conteúdo relacionado com o mesmo. Evite copiar artigos publicados da internet, dando sempre preferência a conteúdo relevante e que ajudem as pessoas, só assim vai atrair mais leitores e, consequentemente, ganhar dinheiro com o seu blog.

  • Crie algo de valor para oferecer para os leitores do seu blog para que se inscrevam na sua lista. Depois crie um formulário com a Aweber ou MailChimp e comece a entrar em contato com as pessoas;
  • Agregue cada vez mais valor antes de pedir algo em troca. Ofereça conteúdo. Ensine. Motive. Inspire;
  • Depois, com calma, faça uma primeira oferta. Algum e-book de QUALIDADE. De repente numa faixa de preços entre 20-50€;
  • Crie um segundo curso um pouco mais caro para aqueles que desejam dar o próximo passo.

Para Profissionais

Encontrar os anunciantes

Pode parecer difícil, mas a verdade é que esta é a parte mais fácil de ganhar dinheiro com o blog!

Enquanto que a criação de conteúdos dá trabalho e é necessária para obter acessos e aumentar o seu número de visualizações e alcance, a obtenção de anunciantes é fácil, através dos Programas de Afiliados. Pode inscrever-se neste site para começar a ganhar dinheiro.

Basta procurar online por Programas de Afiliados, as empresas irão enviar-lhe um código que deve colocar no seu blog e, a partir daí, a remuneração que poderá obter é proveniente dos cliques que conseguir nesses anúncios!

Se ainda está a começar, comece pelo maior e mais abrangente programa de afiliados, o Google AdSense.

Precisa apenas de criar uma conta no Google AdSense e configurar os seus anúncios, depois basta colocar o código obtido nas zonas do seu blog onde pretende colocar os anúncios. Sempre que alguém clica nesses anúncios, recebe um determinado valor desse mesmo clique.

No caso da Google, o valor é acumulado e pago assim que chega a uma determinada quantia, sendo transferido para a sua conta pessoal, sem qualquer tipo de complicação.

Vendas feitas através do blog

Alguns anunciantes pagam por cliques, outros fazem-no por vendas, o que é muito bom, tendo em conta que os valores são, normalmente mais altos.

Acha que as pessoas que vão ao seu blog acabam por comprar algo localizado nos seus anúncios? Então aposte em programas de afiliados que paguem por vendas.

Este é, normalmente, um segundo passo, no que toca a rentabilizar um blog. Quando o seu blog atingir alguma notoriedade e se tornar uma referência, vai, muito provavelmente, ser abordado, quer para a comercialização de espaço no seu blog, quer para a criação de publicações patrocinadas, os chamados “publiposts”.

Isso é algo que já acontece com bloggers de sucesso, que tanto “alugam” espaços nos seus blogs, onde as empresas podem colocar banners e anúncios, como fazem posts pagos de determinado produto ou serviço.

Análise da Concorrência

Por último, veja a sua concorrência. O que eles estão a fazer; o que eles não estão a fazer e você poderia fazer…

Colocar um olho na nossa concorrência é sempre a melhor forma de ganhar dinheiro.

Criar um blog de sucesso dá trabalho, exige dedicação, mas não é tão difícil como poderia parecer à primeira-vista.

Espero ter ajudado se estava à procura de respostas de como fazer um blog de sucesso e ganhar dinheiro com ele.

Dica Extra

Muitos comentários nas redes sociais a este post perguntavam quanto ganha um blogger em Portugal ou no Brasil; outros lamentavam a dificuldade em ganhar dinheiro pela internet, sobretudo devido à crise.

Óbvio que a renda que se consegue tirar de um blog depende de muitos factores, nomeadamente do investimento, do nicho de mercado, do produto ou serviço, etc.

Geralmente, o dinheiro ganho com blogs serve quase sempre para ajudar a pagar aquelas férias. E não para pagar salários. Mas tudo depende do empenho e da estratégia.

Para os que procuram  saber como ganhar dinheiro em Portugal pela internet… ou no Brasil… pensem além fronteiras. Quantos portugueses e brasileiros estão espalhados pelo mundo?

Pensem em todos os países qua falam português. A vossa audiência é bastante mais alargada do que poderia parecer inicialmente. pensem também nas redes sociais, que permitem chegar a diferentes países e ajudam também com o seu tráfego orgânico.

Vejam aqui alguns blogs de SEO em língua portuguesa.

Medir impactos é fundamental. Registar todos os seus gastos, lucros, despesas, testes, etc, numa folha de Excel é a base para manter o foco.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

8 comentários em “Como Criar um Blog de Sucesso (E Ganhar Dinheiro) Passo-a-Passo”

  1. Olá João.
    Antes de mais parabéns pelo Blog. Faz falta em Portugal informação sobre esta matéria.
    Trabalhar desde casa é o sonho de muita gente mas…
    Concordo consigo. É necessário muita dedicação e trabalho.
    Não basta ser muito bom a escrever para criar conteúdo, é necessário perceber o nicho de cada um e conhecer o publico alvo. O Blog só terá sucesso com muitas visualizações e para isso têm obrigatoriamente de ser RELEVANTE e ter presença nos motores de busca e redes sociais. É um trabalho a tempo inteiro!
    Comecei por aprender sobre o tema naquele que considero ser o melhor “programa de treino” online, que é muito mais que um simples curso e garante tudo o que é necessário para ter sucesso, desde hospedagem dos websites a todas as ferramentas de criação de blogs e conteúdos (pesquisa de keywords, etc.). Neste local temos contacto directo com os melhores webmasters e online marketers do mundo e a iteração entre todos é constante.
    Estou sempre a aprender, mas neste momento já consigo ter um bom rendimento através dos meus blogs de nicho. 🙂
    Os fundadores deste programa são Canadianos e todo o curso e a comunicação é feita em Inglês. Quem quiser conhecer melhor este mundo, (a primeira parte do curso é completamente gratuita e garante uma boa base para qualquer iniciante) basta seguir este link —–» https://bit.ly/2FON88N

    P.S- Não me leve a mal pela partilha do link. Considero uma mais valia para quem quiser mesmo aprender mais sobre este tema.

  2. Greetings! Quick question that’s completely off topic. Do you know how to make your site mobile friendly? My site looks weird when viewing from my iphone. I’m trying to find a theme or plugin that might be able to resolve this issue. If you have any suggestions, please share. Appreciate it!|

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *