Como escolher uma agência de SEO segundo o Google

Como escolher uma agência de SEO. Para as empresas que procuram soluções em agência, esta é uma pergunta não só válida como uma pergunta com resposta difícil.

Antes de escolher uma agência, e antes mesmo de começar à procura de agências de SEO, deve entender realmente as suas necessidades. Se não o fizer, facilmente encontrará obstáculos e frustrações.

Se o mundo do SEO é completamente estranho para si e não tem confiança em nenhum profissional para o aconselhar, aconselho vivamente a ler alguns (ou todos) dos seguintes artigos:

Vamos agora passo por passo com algumas questões que terá de responder primeiro. Só assim saberá como escolher uma agência de SEO:

  1. Precisa de uma agência que execute os seus planos ou precisa de alguém que o ajude  a definir a  estratégia?
  2. Precisa de uma agência para criar conteúdo?
  3. Precisa de uma agência que seja focada nos aspectos técnicos do seu site?
  4. Precisa de uma agência que avalie e coloque em dados a evolução do seu site?
  5. Precisa de uma agência para linkbuilding?
  6. Quais os objectivos (claros e concretos) a 6 meses e a 12 meses?

Como escolher uma agencia de SEO

Objectivos em SEO

Um dos principais pontos de partida são as expectativas, ou seja, definir os objectivos e metas a alcançar.

Acontece muitas vezes que as expectativas das empresas estão completamente desalinhadas com o que, verdadeiramente, se pode esperar das estratégias e/ou campanhas de SEO.

Melhoria nos Rankings

A base do SEO são os ranking nos motores de busca. Sendo o Google, por norma, o principal e mais relevante.

É de esperar que qualquer estratégia de SEO melhor os seus ranking orgânicos. Porém, não espere passar de uma situação em que não está a ranquear para uma situação em que estará na primeira posição. Ninguém pode garantir isso. S eo fizerem, desconfie!

As melhorias dos rankings tendem a ser progressivas. Dependendo da concorrência, ranquear no top 3 pode demorar entre 6 meses a 1 ano.

Mais tráfego orgânico

Há a ideia que melhores rankings geram mais visitas. Bem, isso até pode ser verdade, mas terá de definir claramente se as suas metas são rankings ou visitas.

Diferentes métricas fazem com que as agências e os consultores de SEO tomem diferentes estratégias.

Se quer mais visitas orgânicas, seja claro quanto está a pensar crescer ao ano. E lembre-se, qualquer estratégia em SEO pode demorar até meio ano até se verem resultados palpáveis.

Mais conversões

A verdade é que pode medir o impacto orgânicos simplesmente através de conversões no seu site. independentemente se melhora os rankings ou se tem mais visitas.

Se o seu objectivo forem conversões de utilizadores vindos do Google, seja explícito sobre quanto espera crescer ao ano. Não peça resultados ao mês ou dois meses. No máximo, coloque metas a cada 3 meses.

Mais links

Melhorar o perfil de Linkbuilding será, por ventura, a única estratégia em que poderá ver resultados em um mês. Porém, a quantidade de links não é sinónimo de resultados.

Seja explícito quanto a que tipo de links quer. Se são links de sites com autoridade, links que levem tráfego ao seu site, links para brand awareness…

Lembre-se: Não cobre à agência por resultados que não pediu. Estará a colocar em causa a relação com os profissionais de SEO.

Por outro lado, assegure-se que os links conseguidos pela a agência são naturais e não parte de PBNs que lhe podem trazer penalização do Google ou simplesmente desaparecer no dia que terminar o contrato com a agência.

Mais conteúdo de SEO

Se a sua estratégia é ter mais conteúdo e quer aposta em Marketing de Conteúdo, então defina se quer mais conteúdo ou melhor conteúdo.

Quais são as suas metas? Gerar mais visitas para o blog? Gerar mais visitas para os seus produtos?

Definir o conteúdo que necessita ajuda a definir metas e objectivos. Se quer construir campanhas de SEO os objectivos (e a estratégia adoptada) serão diferentes das definidas para uma estratégia de conteúdo informativo (geralmente mais upper funnel).

Gestão da Reputação Online

Por vezes há ainda a necessidade de contratar uma agência para gestão da reputação online da sua marca ou de algo relacionado com a sua empresa.

Nestes casos os objectivos tendem a ser bastante claros (que as páginas a ranquear actualmente passem para a segunda ou terceira página do Google), mas a sua execução é muito mais complexa.

Aliás, poderá ser necessário, por vezes, utilizar técnicas mais agressivas para o conseguir.

Nestes casos, tenha a certeza que a empresa de SEO que está a contactar já eleborou e executou este tipo de projectos no passado.

Mais downloads de App

A procura por especialiastas em ASO tem crescido à medida que o negócio online tem mudado de desktop para mobile e de mobile para apps. Ainda não é muito comum os serviços únicos de optimização de App Stores em SEO, mas é possível que o futuro mude esta lógica.

A optimização do Google Play ou do iTunes é cada vez mais necessária. Sobretudo para empresas que tanto investem em aplicativos. Ter uma estratégia de optimização constante é fundamental para continuar a crescer o número de downloads.

Dicas para escolher Agências de SEO

É sempre difícil escolher uma agência de SEO, sobretudo porque terá que passar, pelo menos, três meses à espera de resultados sem ter a certeza que eles chegam. Mas há algumas dicas para escolher agências de SEO.

  1. Escolha uma agência que trabalhe com grandes empresas/clientes. Geralmente isso é um sinal de que essas agências ou consultores têm alguma credibilidade;
  2. Pedir exemplos de campanhas de SEO e de resultados alcançados no passado é sempre um bom método para medir a qualidade do trabalho;
  3. Desconfie sempre que alguma agência ou consultor lhe garantir: a) 1# posição do Google, b) Resultados em um mês;
  4. Desaconselhamos qualquer agência ou sonsultor cuja a primeira técnica que lhe apresente seja relacionada com links – a não ser que seja realmente isso que necessita.
  5. Confie sempre nas agências que lhe dão um relatório personalizado aos seus objectivos. Se os relatórios são padrão e não lhe mostram claramente os seus KPIs nunca irá saber se realmente está a justificar o investimento ou não.

Agência de SEO – Preços:

Os preços das agências de SEO diferem muito consoante os seus objectivos. Quanto mais desafiantes forem os seus objectivos, mais irá pagar.

O preço justo depende sempre dos ganhos que irá ter. Mas até a agência mais barata pode sair a agência mais cara. O mesmo se aplica a consultores de SEO.

Pagar pouco pode ser sinal de que irá ter pouco em troca. Escolher uma agência de SEO simplesmente pelo preço (barato) pode sair muito caro. Sobretudo, se não conseguir alcançar nenhum dos seus objectivos.

Ao definir os seus objectivos, pense se esses ganhos cobrem os gastos com o consultor/agência; e, de preferência, ainda lhe dá margem de crescimento.

Resultados negativos

Se está a trabalhar com uma agência ou consultor e está a ter resultados negativos, isso não significa claramente que fez uma má aposta.

Por vezes, há uma queda de tráfego orgânico devido a factores externos ao trabalho dos profissionais. Oiça com atenção o que a agência lhe comunica e tira as suas conclusões.

Updates do Google podem fazer com que a agência não consiga cumprir os seus objectivos. Porém, como cliente, deve pensar: quais seriam os meus resultados perante esta crise se não estivesse a trabalhar com eles?

Se pensa que estaria pior, então valorize e apoie o trabalho dos profissionais que trabalham para si. Dê uma palavra de confiança. Eles são os primeiros a ficarem frustrados por não apresentarem os resultados esperados.

Como contratar um SEO

Na hora de contratar uma agência de SEO ou um qualquer outro profissional de SEO há alguns pontos em ter em consideração.

Você investiu tempo e dinheiro criando um óptimo site. Mas o seu site chique pode não ir além de um depósito de dinheiro se não se tornar em um gerador de receitas para a sua empresa.

O website precisa gerar um fluxo constante de tráfego qualificado, pessoas que estão à procura do tipo de solução que o seu site/negócio oferece.

Uma das melhores maneiras de conseguir isso é através do SEO (Search Engine Optimization), trazendo organicamente o seu site para o topo dos resultados de pesquisa para palavras-chave relevantes.

O processo de SEO envolve muitas partes móveis, algumas das quais são técnicas, portanto, empresas que levam a sério o desempenho do Google geralmente contratam um profissional de SEO ou uma agência.

Mas como você escolhe? O campo de SEO é tão amplo que pode ser confuso e difícil escolher uma empresa para confiar o seu negócio.

Embora uma boa empresa de SEO possa melhorar os rankings do seu site e fornecer mais tráfego e clientes em potencial, as práticas inadequadas de SEO podem, na verdade, piorar a sua performance, causando enormes prejuízos aos seus resultados.

A indústria e as tácticas de SEO evoluem a um ritmo acelerado. Você também quer garantir que está a pagar apenas pelo trabalho que causará um impacto positivo, e não por estratégias desactualizadas ou ineficazes.

Para obter respostas sobre como escolher uma agência de SEO, o Google disponibilizou um vídeo com algumas dicas e conselhos bem interessantes.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *