Como forçar o Google a fazer o crawl do site

O site está pronto e o próximo passo é indexá-lo no Google. E é neste ponto que mais webmasters têm dúvidas: como forçar o Google a fazer o crawl do site? Os métodos aqui apresentados servem para explicar o que fazer para indexar um novo site, uma nova página ou um conjunto alargado de páginas.

Os rastreadores do Google são muito bons a fazer o seu trabalho. Raramente é necessário fazer um trabalho manual de pedido de indexação de páginas, pois o Google está constantemente a ler a web e é raro não apanhar uma nova página ou domínio.

Ainda assim, é uma boa prática dar ao Google uma pequena ajuda com seu trabalho de indexação, sobretudo se o site é novo e não tem nenhum histórico de visitas.

Cada uma das seguintes ferramentas oficiais do Google pode ajudar na indexação de páginas. Mas é importante ter sempre em mente que nenhuma destas ferramentas pode, realmente, forçar o Google a começar a indexar seu site.

Uma indexação mais rápida e abrangente do seu site ocorrerá se oconteúdo for novo, original, útil, fácil de navegar e estiver vinculado a outros lugares da web, através de links. Estas ferramentas não garantem que o Google consider um site indexável. E também não devem ser usados como alternativa à publicação de conteúdo que agrega valor ao ecossistema da Internet. Ou seja, basicamente, podemos informar o Google de uma nova página, mas a decisão final de indexação está sempre nas mãos do motor de busca.

Antes de explicar como forçar o Google a indexar o seu site, vou explicar como saber se o site já está indexado ou não.

Como saber se meu site está indexado no google

Para saber se o seu site está indexado no Google tem duas formas muito simples.

  1. Abrir o Google e procurar por “site:omeusite.com” (sem as aspas). O Google irá então mostrar “todas” as páginas que estão indexadas.
  2. A segunda forma de saber se o site está indexado é abrir a Search Console e confirmar se já tem Visitas, Impressões ou se o Google já começou a fazer o crawl: abra Google Index >> Index Status.

Sitemaps

Ter um sitemap é sempre o mais indicado, independentemente se você alterou muitas páginas num domínio ou alterou a estrutura do site. Sempre que acrescentar uma página, o sitemap deverá ser actualizado. Felizmente este é um processo que poderá facilmente ser automatizado.

forçar google crawl site sitemaps

Através da Search Console do Google é possível adicionar um sitemap. Depois de gerar ou criar um sitemap: nas Ferramentas do Google para webmasters, seleccione o domínio em que aparece, seleccione “rastrear” / “sitemaps” / “adicionar / testar sitemap”, digite o URL (ou, como você pode ver, o domínio URL anexado com sitemap.xml) e ‘enviar’.

Buscar como o Google

Também no webmastar tool do Google, pode encontrar a ferramenta de “buscar como o Google”, ou em inglês “fetch as Google”. Este é o ponto de partida mais lógico para obter um óptimo novo site ou conteúdo indexado.

forçar google crawl site fetch

Se o seu site for indexável (também pode verificar se o site está a ser exibido corretamente), poderá enviá-lo para que ele seja adicionado ao índice do Google. Esta ferramenta também permite enviar um único URL (“Rastrear apenas este URL”) ou o URL seleccionado e as páginas às quais ele direcciona directamente (“Rastrear este URL e seus links directos”). Embora ambas as solicitações tenham os seus próprios limites; 10 para a primeira opção e 2 para a segunda.

Adicionar URL no Google

Outra opção é a ferramenta “Adicionar URL” do Google. Tal como o nome indica, esta funcionalidade permite adicionar URL no Google de forma “automática” e directa. Pense nisso como uma versão mais simples da ferramenta Fetch. É uma ferramenta mais lenta e simples, sem a funcionalidade e versatilidade do Fetch. Mas ainda existe e ainda vale a pena usar para adicionar uma página no Google. Provavelmente a forma mais rápida de indexar um URL.

forçar google crawl site adicionar url

Também é possível usar o Adicionar URL apenas com uma Conta do Google, em vez de adicionar e verificar uma propriedade/website às Ferramentas do Google para webmasters. Basta adicionar seu URL e clicar para garantir que não é um robô!

Ainda que não seja possível forçar o Google a indexar um site, é possível forçar o Google a fazer o crawl. Por isso, antes de pedir ao Google que leia o seu site, tenha a vcerteza que o seu site está de acordo com as melhores práticas, de modo a evitar ser penalizado ou avaliado negativamente.

 

Nova Google Search Console – Novidades e o Futuro

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *