Conteúdo de qualidade faz a diferença em projectos de SEO? Perguntaram-me recentemente qual era a diferença entre uma empresa ter um blog e não ter um blog. E qual seria o impacto se deixassem de trabalhar o blog para efeitos de SEO.
O Marketing de Conteúdo parece que virou moda. E sim, todos gritam que “conteúdo é rei”, mas poucos conseguem explicar o verdadeiro valor de conteúdo de qualidade em SEO. O próprio Google vai insistindo para a criação de conteúdo de qualidade, mas os seus técnicos não fazem a mínima ideia do que é.
Este ano, um técnico da Google de um país asiático (leia-se, account para adwords) confessava-me que só tinha percebido o que era realmente conteúdo de qualidade depois de uma sessão em que participei em Londres. Comentava-me que durante um ano tinha lido o guião e sugerido aos clientes que publicassem “conteúdo de qualidade”, mas, na verdade, não fazia a mínima ideia o que é que realmente estava a sugerir.
Cada SEO tem a sua própria metodologia de criação de conteúdo. Perdoem-me, mas neste campo não vou revelar todas as técnicas que uso. Porém, vou abir um pouco do jogo e explicar como produzir textos optimizados.
Factores para criar conteúdo de qualidade
Escrever para o leitor
Já deve ter lido e ouvido que o bom conteúdo de SEO é aquele que é escrito a pensar no leitor e não no Google. Bem, isso é só meia verdade. A verdade completa é que tem de pensar nos dois.
- Escreva bem e com pertinência sobre temas que realmente domina. Não precisa de o fazer com regularidade exacta. Mais vale pouco e bom do que muito e fraco. Se está a escrever só para ter conteúdo para partilhar nas redes sociais, pense em (re)partilhar artigos mais antigos ou simplesmente mudar a estratégias das redes sociais. Publicar muito e fraco é muito prejudicial.
- Escreva a pensar no Google. Tenha a certeza que os parágrafos estão bem estruturados, que os headings são lógicos e que o título contém a palavra-chave
Conteúdo informativo
Responda às dúvidas dos seus leitores. Eles não querem ler “Os Lusíadas” no seu blog.
Seja directo no que está a querer dizer. Passe mais factos do que opiniões, demonstre e cite. Pense no que é que o leitor precisa de saber sobre o tema em questão.
Conteúdo de qualidade é conteúdo que é lido do início ao fim. Se a meio do texto o leitor sentir que já não está a ler nada de novo irá sair. Não escreva só por escrever. Quantidade não é sinónimo de qualidade.
Por isso, não há tamanho ideal para textos de SEO. O tamanho ideal é o tamanho necessário para dizer tudo o que é possível sobre um determinado tema.
Títulos em SEO
Como escrever um bom título em SEO e como é que um bom título ajuda a fazer um texto de qualidade?
Experimente pensar racional e emotivo ao mesmo tempo, quando escreve um título para SEO (meta title). Imagine que está a publicar uma receita de um bolo de bolacha.
Qual é a parte racional (SEO puro/optimização)? “Receita Bolo de Bolacha”.
Fácil.
Qual a parte emotiva por detrás da sua página ou artigo? Ou seja, o que é que levou (intenção) o utilizador a procurar por “bolo de bolacha”? Geralmente, ninguém procura por uma receita de um bolo para o confeccionar para si mesmo. Pode acontecer, mas não será a regra.
Então, porque é que iriamos procurar por um bolo de bolacha? Vamos dar uma festa? Queremos impressionar aquela pessoa que nos convidou para o almoço levando uma sobremesa irresistível?
Vamos assumir que sim. Qual seria a parte emotiva do nosso título? “A sua família vai querer saber a receita” ou “a receita que a vai colocar no centro das atenções”…
Então, neste caso, a meta title seria algo como: “Receita Bolo de Bolacha | A sua família vai querer saber a receita”
Parágrafos
A criação de parágrafos é muito importante num texto de qualidade.
Frases curtas. Parágrafos curtos. Sobretudo em dispositivos smartphone ajuda muito à leitura ter parágrafos com poucas linhas.
Dê espaçamento ao seu texto. Deixe-o respirar…
Os seus leitores vão ler tudo até ao fim, passar mais tempo no seu site e possivelmente ler mais um artigo.
Headings
Os headings são importantíssimos em SEO. Não há conteúdo de qualidade sem bons headings.
O h1 deverá ser o título. O primeiro parágrafo depois do h1 deverá conter a palavra-chave referente ao h1.
O h2 deverá ser um subtema dentro do tema. Se o h1 é “receita de bolo de bolacha”, o h2 poderá ser “ingredientes para bolo de bolacha”. E o primeiro parágrafo depois do h2 deverá conter “ingredientes para bolo de bolacha”
O h3 teria que ser algo dentro do h2. Se o h2 são os ingredientes, o h3 poderia ser “onde comprar”, por exemplo…
Creio que já entenderam a lógica.
Conteúdo único
O conteúdo de qualidade é sempre conteúdo único? Não. Muitas vezes é conteúdo reescrito. Mas ter conteúdo com o seu tom de voz com as suas palavras é sempre melhor do que copiar e colar um texto de qualquer blog encontrado na web.
Como já explicámos, é mito que conteúdo duplicado prejudique o ranqueamento.
Uma forma de ter conteúdo único é utilizando guest posts. Há sempre alguém interessado em escrever para si em troca de conteúdo seu no blog deles.
Todo o conteúdo tem que ser texto?
Não, nem todo o conteúdo de qualidade tem que ser texto. Produza imagens exclusivas, sempre que possível. O Google está a privilegiar cada vez mais fotos inéditas.
Vídeos são também excelentes formas de conteúdo. Publique os seus vídeos no seu blog ou site. Aumente o tempo que os utilizadores passam no seu site.
Com o passar dos dias e semanas, vemos como os novos updates de algoritmo do Google têm dado vantagens a sites com imagens e vídeos optimizados.
Mas antes de partir para a criação de tudo o que é conteúdo, tenha a certeza que não tem páginas desactualizadas. Se tiver, comece primeiro a limpara a casa e a reoptimizar esses velhos artigos.
Internal links e external links
Coloque sempre um internal link como referência nos seus blog posts e/ou artigos.
Sempre que justificável, não tenha receio de colocar um external link para páginas de autoridade. Se baseou o seu texto em algum artigo, marque esse artigo ou página.
Não tenha receio de o fazer.
Estratégia e projectos SEO
Estes são os meus conselhos para criar conteúdo de qualidade. Espero que tenha ajudado na vossa estratégia e projectos de SEO.
A resposta à pergunta do título é “sim”. Sim, conteúdo de qualidade faz a diferença em projectos de SEO.
Quanto melhores páginas tem um domínio melhor é o seu “quality score”. Por isso é que as empresas têm blogs associados ao site.
Uma vez que as páginas comerciais geralmente são pouco criativas e informativas, os artigos do blog ajudam a mitigar essa falha de qualidade, mantendo o “quality score” do domínio.

Actualmente, SEO Manager na TripAdvisor. Comunicação e SEO são parte de mim. Em agência ou in-house, já trabalhei também com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar conhecimento acumulado de milhares de testes de SEO.