Um dos maiores mitos sobre SEO é que conteúdo duplicado prejudica o ranqueamento. Nós vamos explicar porque é um mito e onde está o verdadeiro problema de ter conteúdo duplicado num site.
Vou tentar esquematizar pelas perguntas que mais me fazem.
-
Não há penalização por conteúdo duplicado
Vamos ponto por ponto. O Google não tem uma penalização para sites com conteúdo duplicado, nem para sites que roubem artigos de outros sites para publicarem nos seus. O que acontece é uma valorização por conteúdo único, o que é diferente.
Além do mais, se tens conteúdo duplicado no teu site, o que acontece é que o Google vai ranquear uma página e avaliar se penaliza as outras (ou outra) – mas não o domínio.
-
-
Como descobrir conteúdo duplicado
-
Descobrir conteúdo duplicado no nosso próprio site é fácil. Há várias opções e talvez o melhor seja mesmo usar todas elas para estar certo que não há duplicação de conteúdo.
- Usar um crawler (Screaming Frog, AHREFS, Semrush…) e fazer um levantamento de todos os URLs, Meta Titles, Meta Description, H1 e conteúdo “on page”.
- Utilizar um Ranking Tracker e confirmar se é realmente a página correcta que está a ranquear para cada uma das Keywords.
- Usar a informação do Search Console parra encontrar meta titles e descriptions duplicadas. Ver, também, relatório de páginas que foram excluídas por haver páginas mais relevantes.
Para saber mais como fazer uma auditoria, aconselho o artigo de Morino Neto: “Como fazer uma auditoria de SEO“.
Para encontrar conteúdo seu duplicado em outro blog é um pouco mais complexo. De uma forma básica eu uso as minhas ferramentas de ranking para saber se há alguém a ranquear melhor do que eu. Quando há eu analiso os seus textos. Este é um processo bem manual, mas eu não me preocupo que alguém use os meus textos se não estiverem a ranquear melhor do que eu.
-
Como eliminar conteúdo duplicado
Para eliminar ou corrigir conteúdo duplicado no seu próprio site a melhor solução é colocar canonical tags. Ou, caso não precise das páginas, eliminar as páginas duplicadas.
Outra solução poderá ser o uso de “no index” tags.
Cada caso é um caso e devem ser avaliados todos os benefícios.
-
O que fazer quando descobrir que um texto foi duplicado
Bem, se realmente odeia que alguém roube o seu trabalho, ainda que não esteja a ranquear melhor – o que é perfeitamente justo – então tem duas soluções:
a) Entrar em contacto com o blog que copiou o conteúdo e pedir que o mesmo o tire do ar ou que cite a fonte original. Pode ser que consiga um link!
b) Há a opção de denunciar aquele conteúdo como spam ou plágio para o próprio Google através do seguinte link: https://www.google.com/webmasters/tools/spamreport?hl=pt_BR&pli=1
-
Conteúdo duplicado não aumenta o tráfego do seu blog
Como já vimos, o Google quando encontra duas páginas com o mesmo conteúdo tende a seleccionar só uma para ranquear. (Nota: isto não funciona sempre, até porque os jornais tendem a ter notícias muito semelhantes e o Google não os pode penalizar por isso)
Conteúdo duplicado é tão mau como conteúdo desactualizado.
O Google usa alguns factores para ranquear melhor uma página que outra, quando ambas têm o mesmo conteúdo: data da publicação, autoridade do domínio ou autor do artigo.
Portanto, sim o Google não gosta de conteúdo duplicado, mas se me pergunta se conteúdo duplicado prejudica o ranqueamento, então a resposta é não… Mas também não ajuda em nada. Aliás, é só perda de tempo.
Se quer ter conteúdo único no seu site pode tentar encontrar quem esteja interessado em fazer guest blogging.

Actualmente, SEO Manager na TripAdvisor. Comunicação e SEO são parte de mim. Em agência ou in-house, já trabalhei também com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar conhecimento acumulado de milhares de testes de SEO.