CRM, E-mail marketing e SEO: O que são e como se integram entre si?

Para aqueles que conhecem ao menos um pouco o mundo do marketing digital, estes temas não soam estranhos. Porém , há pessoas que têm entendimento de um deles e nem tanto dos outros restantes, ou não conhecem as várias maneiras de como integrar o CRM, E-mail Marketing e o SEO entre si. Entenda melhor com este artigo, como eles funcionam:

Primeiramente, o que significam cada um destes termos: CRM, E-mail marketing e SEO?

É importante antes de tudo, entender o significado destes termos que influem tanto no marketing digital e o impactam fortemente.

crm

CRM

CRM é uma abreviação de um termo em inglês que significa “Customer Relationship Management”, que traduzido seria “ Gestão de Relacionamento com o cliente”.

Essa gestão se dá através de estratégias, softwares, políticas, análises e práticas que são relacionadas ao fortalecimento, estabilização, fidelização do relacionamento com o actual cliente de uma empresa. Ela também é responsável por por promover a captação e conversão dos que serão prováveis futuros clientes, denominados “leads”.

Para a realização eficaz desta gestão, muitas ferramentas e softwares são utilizados, como por exemplo os  gerenciadores de contactos, chats interativos, SMS massivos, e-mail marketing, entre outras.

Email Marketing

E-mail Marketing

O e-mail marketing ou também chamada de publicidade por correio eletrônico, é uma técnica de comunicação direta com o cliente ou o lead por meio do envio de e-mails massivos a uma lista de contactos.

Suas principais finalidades são o relacionamento com o cliente ou lead, promoção de vendas ou conteúdos que se dão através das newsletters, que também são conhecidas por boletins eletrônicos.

Este tipo de técnica acontece através de ferramentas específicas, assim facilitando a personalização de mensagens e a sua segmentação. Um exemplo deste tipo de ferramenta seria a Mailify, que é uma solução 100% europeia, e já apresenta cenários específicos para otimizar a segmentação das estratégias de e-mail marketing.

Alguns dos exemplos de e-mail marketing seriam:

–      Promoções de roupas

–     Confirmação de pedidos realizados pela internet

–     E-mail de status de entrega de um pedido

–     Boletim eletrônico de conteúdo relacionado a uma determinada marca

seo

SEO

SEO é uma abreviação do termo que em inglês seria “Search Engine Optimatization”, e pode referir-se a um conjunto de técnicas para otimizar os motores das páginas de buscadores. Desta forma, são estabelecidas boas posições no ranking de uma página de resultados de busca, relacionadas a um determinado termo que foi pesquisado.

Todas estas estratégias são relacionadas a pesquisa orgânica, ou seja a que não a é paga assim como os links patrocinados.

É estimado que por exemplo, no Google, haja mais de 200 fatores que influenciam este tipo de ranqueamento nas páginas de SERP (ou seja, nas páginas de resultados de uma determinada pesquisa no buscador). Estes fatores podem ser divididos em On page e Off page.

Os On page, serão os que se encontram dentro das próprias páginas, como por exemplo, o conteúdo da página, a aplicação dos “Tittles” e “Meta Tittles”, Imagens, URLs, Rich Snippets, Heading tags entre outros .

Já os fatores Off Page, são os que vão fora das próprias páginas, através de estratégias de backlinks esses fatores mostram que um site pode ser uma referência, por presença de conteúdo e links relacionados ao mesmo em diversos blogs ou portais. Alguns exemplos de uma boa utilização destes seriam os contextos, diversidades e menções de backlinks além das buscas diretas realizadas no Google.

Agora se já sabe o significado de cada um dos termos, entenda como integrar todas estas estratégias entre si

Com tudo que foi falado, já é possível entender um pouco do que é cada uma destas estratégias e também a sua importância dentro do marketing digital. Após retermos todas estas informações, a questão que se levanta é, como integrá-las entre si? Existem algumas formas de realizar tal integração que podem ser mais simples do que se imagina:

Inicialmente, otimize o seu site e revise a estrutura das suas páginas

De nada adianta ter montada uma boa estrutura de gestão com o cliente, ter uma pré programação de envios de e-mail marketing se a sua página tiver uma estrutura complicada e desorganizada.

Primeiramente, isso é prejudicial ao SEO e também em toda a sua estratégia digital.

Por isso garanta que sua página esteja otimizada, revise a estrutura das suas páginas, confira se todas elas têm um design responsivo, inteligente e bem pensado para a compreensão do visitante de seu site.

Observe se a estrutura das suas páginas está bem realizada, se estão incluídos os titles, meta titles e snippets . Isso faz com que elas estejam otimizadas para SEO.

Se recorde que ao otimizar uma página, isso é promovido a toda a sua estratégia de marketing digital. Pois, ao realizar por exemplo uma ação de CRM via sms marketing ou e-mail marketing haverá a sugestão ao cliente para que ele visite o seu website. Além disso, é importante que haja uma boa estrutura de landing page, já que o site é a porta de entrada para a boa imagem de uma marca.

Sendo assim, o bom funcionamento de um site é essencial para a integração do CRM, e-mail marketing e SEO, além de ser imprescindível para uma boa reputação de um negócio.

Crie um calendário de conteúdo integrado

É importante planejar o conteúdo apresentado em todos os canais e estratégias de uma marca e isso não fica fora do marketing digital.

Para exemplificar, pode-se falar de quando ocorre o surgimento de uma nova função de um determinado produto.

Quando isso acontece e as ferramentas de CRM detectam potenciais interessados, podem ser enviados e-mails sobre esta nova funcionalidade. Com tudo isso, é importante que haja uma landing page que se refere exatamente a esta função e que esteja estruturada para SEO. Desta maneira caso alguém queira pesquisar no Google sobre tal funcionalidade, terá facilidade em encontrá-la.

Para que toda esta integração ocorra, é importante utilizar de um calendário bem pensado, em que esteja clara a utilização de todas estas técnicas. Afinal, elas só funcionam perfeitamente, quando estão bem planejadas e integradas.

Dê atenção aos blogs, eles podem ter muito mais relevância do que se imagina

Existem aqueles que acreditam que os blogs hoje em dia não fazem mais diferença para as marcas, devido a outros tipos de conteúdo que podem ser exibidos através de redes sociais, como vídeos e fotos que podem ser postados. Porém, este é um grande erro de muitos, pois sim os conteúdos e artigos são extremamente relevantes dentro do planejamento e integração dos canais digitais.

Os blogs são grandes fontes para o redirecionamento de links de e-mail marketing, os tornando mais naturais e menos comerciais em muitos casos.

Além disso, são fontes ricas para a otimização da estratégia de link-building, assim fortalecendo assim o SEO. Não somente isso, esse canal é também responsável muitas vezes pelo seguimento de uma relação mais natural com o cliente, através do envio de links de conteúdos pelas diversas ferramentas de CRM.

Sendo assim, nota-se que a relevância de um conteúdo de qualidade e a construção de um blog bem estruturado, são fatores essenciais para as marcas.

Conclusão

Para um bom funcionamento de uma estratégia digital o CRM, o e-mail marketing e o SEO são imprescindíveis. Integrá-los entre si e com os outros canais do marketing, levam as empresas a obter resultados cada vez mais eficientes, por isso é sempre importante tê-los em conta no momento de realizar o planejamento de campanhas, gestão de clientes e até mesmo de lançamentos de produtos ou serviços.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *