A importância do disparo e-mail marketing para o seu posicionamento SEO

Alcançar um lugar cimeiro na primeira página do Google é o equivalente a montar um negócio na área mais frequentada da cidade. Para quê nos aventurarmos por ruas distantes e sinuosas quando aquilo que procuramos está mesmo diante do nosso nariz, brilhando glamorosamente na avenida principal? 

Lembra-se da última vez que recorreu a um vendedor em primeira instância, com o objetivo de obter informações sobre determinado produto? Ou da última vez que se deu ao trabalho de averiguar os resultados de uma pesquisa nas páginas posteriores do motor de busca? Não é de admirar que um lugar privilegiado na listagem do Google seja mais desejado que o Santo Graal. 

A complexidade do algoritmo torna a disputa ainda mais acesa. Embora envolto num certo mistério, inquebrável por vontade da própria empresa, presume-se que tem em conta mais de duzentos fatores distintos no processo (contínuo) de ordenar os resultados de pesquisa.

Uma das melhores formas de se chegar à frente é através do recurso ao disparo de e-mail marketing. Este, juntamente com a aplicação de técnicas SEO, permitir-lhe-á lutar por uma melhoria do seu posicionamento, contribuindo assim de forma decisiva para o êxito do seu negócio ou website. 

disparo de email newsletter

Como chegar a um bom conteúdo para disparo de e-mail marketing

Existem diversos factores que afectam a sua posição SEO, de entre os quais vou destacar os mais importantes:  a autoridade do domínio, a qualidade do website (velocidade, usabilidade e adaptabilidade a dispositivos móveis da página), a quantidade e qualidade dos backlinks e a relevância do conteúdo.

É unânime que a qualidade e a relevância do conteúdo desempenham um papel crucial no posicionamento SEO. É dada prioridade a conteúdo altamente legível, explícito e bem estruturado, que permite ao leitor encontrar facilmente a informação que procura. Ninguém gosta da sensação de se estar à procura de uma agulha no palheiro. 

Os estudos também apontam para uma preferência por conteúdo relativamente longo (mais de 2000 palavras). Por outro lado, são severamente penalizados aqueles que caem na armadilha do keyword stuffing. O mesmo sucede com o uso de imagens não otimizadas. 

A questão da escolha da keyword assume uma importância tremenda. Torna-se fulcral que a escolha recaia sobre uma opção que não seja demasiado genérica nem excessivamente específica, e para atingir esse fim pode-se sempre recorrer ao Google Adwords. 

Como promover o seu conteúdo? 

Imagine que tem em mãos um conteúdo sólido e atrativo, pronto para ser divulgado. Qual a melhor forma de o fazer chegar ao público-alvo? Existem várias técnicas SEO que lhe permitem otimizar os resultados nesse sentido. Uma delas é a aposta no link building, que passa pela consolidação de uma estratégia de acumulação de links a partir de outras páginas. Esses links devem ser provenientes preferencialmente de páginas com um bom DA, focadas numa temática similar à sua. Ao fazê-lo, está a gerar bons resultados de SEO backlinking. 

Porém, a tarefa de acumular links com o objetivo de promover a sua página pode ser mais complicada do que parece à primeira vista. Embora o sucesso possa surgir de forma natural, devido ao simples facto de o seu conteúdo ser tão bom que outros querem-lhe estar associados, normalmente requer investimento ao nível de energias, tempo e eventualmente dinheiro. 

Uma boa estratégia passa pela troca de guest posting. Partindo do princípio que todos desejam o mesmo (promover o seu próprio material), é normal que se estabeleçam parcerias de troca de conteúdo onde todas as partes saem a ganhar. Esta parceria não tem que se fundar unicamente em torno da troca de artigos: também é possível propor links ou menções de um website/negócio em troca.  

Este exercício não deve ser unilateral e, se pretende que o número de links em torno do seu conteúdo aumente, o melhor é propor a inclusão de links a outros websites/negócios. Seja objetivo nesta estratégia e estabeleça contactos que lhe permitam sobretudo obter links de qualidade e, de preferência, que lhe retribuam o favor. 

Outra técnica que está à sua disposição é o uso de etiquetas SEO, a solução para evitar o conteúdo duplicado ou “semelhante”. Se você tem páginas com um conteúdo parecido entre si, pode anexar-lhes uma etiqueta que ajudará o motor de busca no processo de indexação e posicionamento em SERPS. 

No caso de ter um arquivo de newsletters, será benéfico associar-lhe uma etiqueta em código HTML. Isto indicará que a página será tratada como a URL de preferência, fazendo com que o conteúdo regresse a essa URL. Isto porque o Google vai indexar a página à qual a etiqueta faz referência.

A melhor montra para o seu conteúdo

O disparo de e-mail marketing é a melhor forma de expandir o alcance do seu conteúdo. Ao investir numa campanha de envio de newsletters bem delineada, está a aumentar o seu nível de conversão. 

Existem várias formas de potenciar o envio de uma newsletter. Por exemplo, pode incluir botões “call to action” que fazem o link para o seu website. Ao fazê-lo, está: 

  1. A facilitar a tarefa de os seus subscritores chegarem à sua página;
  2. A gerar tráfego
  3. A trabalhar activamente para alcançar um melhor posicionamento SEO; 

Para além disso, uma ferramenta profissional (como Mailify) coloca à sua disposição dezenas de templates de newsletters com design responsivo e user-friendly, o que é visto com bons olhos pela parte dos visitantes e do motor de busca. 

O design responsivo é um must hoje em dia, devido à preponderância adquirida pelos dispositivos móveis (os dados mais recentes apontam que o telemóvel já ultrapassou o computador no que toca a taxas de abertura de emails). Só para ter uma ideia da relevância que um dispositivo como o smartphone adquiriu no decorrer da última década, tenha em conta estes dados: 

  • Atualmente, existem cerca de 2500 milhões utilizadores desta tecnologia.
  • Só no primeiro trimestre deste ano, mais de 40% do tráfego  do tráfego total gerado em território norte-americano verificou-se em dispositivos móveis. 

Por estas razões, os motores de busca penalizam aqueles que não têm em conta a importância da mobilidade. Um bom aplicativo permite-lhe adaptar automaticamente o seu disparo de email marketing para design responsivo. Fá-lo através da utilização de media queries, fundamentais na criação de stylesheets feitas à medida das particularidades de cada dispositivo: configurações de altura, largura, orientação, etc. É graças aos media queries que se torna possível realizar ações como alterar e mover elementos, ajustar espaços e margens, ou mudar o tamanho da fonte.

E, ao optar por um layout fluído, está contornar adversidades com que os dispositivos móveis se depararam inicialmente: o contínuo zoom in e zoom out; um look confuso, derivado da justaposição de várias colunas de conteúdo. 

Ao facilitar a navegação no seu website, tornando-o adaptável, esteticamente atrativo e fácil de usar, está a aumentar a probabilidade de os seus visitantes passarem mais tempo lá.

Blacklist disparo de email marketing

Otimização da entregabilidade 

Um aplicativo de qualidade permite-lhe otimizar a entregabilidade do seu disparo de e-mail marketing, pela simples razão de que possui uma e-reputação elevada aos olhos dos provedores de e-mail. Isso irá exercer uma influência enorme no momento de determinar se a sua newsletter é ou não spam. 

Para além disso, também lhe permite limpar e organizar a lista de contactos através da criação de listas negras e listas de bounce. Ao ter a sua lista de contatos sempre atualizada, corre menos riscos de enviar e-mails para endereços inválidos ou não recomendáveis. Desta forma, mais elevada será a sua reputação online e, consequentemente, melhor será o seu posicionamento SEO. 

Como o disparo de e-mail marketing contribui para a brand awareness 

O sucesso do seu negócio não advém unicamente das vendas. Há que criar estratégias que visem facilitar o processo de alargar e fidelizar a sua clientela. Ao apostar em campanhas de envio de e-mail com recurso a um aplicativo profissional, está a trabalhar não só em prol de um aumento de vendas, mas também de um aumento da sua visibilidade

Fatores como a taxa de abertura de e-mails ou o tempo passado numa página web são tidos em conta no posicionamento SEO. Se os seus níveis forem elevados, isso significa que está no bom caminho. Caso contrário, poderá sempre recorrer aos testes A/B e aos instrumentos de estatística oferecidos por uma ferramenta profissional, que lhe permitirão corrigir erros a tempo e otimizar o seu disparo de e-mail marketing. 

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.