O Twitter faz parte da sua estratégia de marketing digital? Se faz, este artigo talvez não seja para si. Talvez já tenha ponderado os prós e contras e, por esse motivo, não vai encontrar nada de novo neste artigo.
Se (ainda) não faz, sugiro que leia atentamente e responda a estas perguntas.
Quer saber o que dizem da sua marca?
No Twitter conversa-se muito: sobre o que vemos, o que fazemos e aquilo que acontece no mundo. No meio dessa conversa, os utilizadores falam das suas experiências – boas e más – com as marcas com as quais se cruzam.
O Twitter é uma plataforma de microblogging e presta-se a este tipo de partilhas.
Tem histórias para contar?
A história da marca pode ser um conteúdo interessante para partilhar com os seus seguidores, bem como as pessoas que fazem parte da sua marca. Use Storytelling para alcançar o seu público. O que fazem as pessoas na sua empresa? Do que gostam? Como é um dia na vida da sua empresa? Não se esqueça de fazer uso das imagens e dos pequenos vídeos para criar uma dinâmica interessante o suficiente para que os seguidores mantenham o “follow”. E se for possível contar histórias a partir daquilo que está a acontecer? PER-FEI-TO. Veja o trabalho da NetflixPt, a propósito da Eurovisão:
Hoje somos todos Cláudia. #Eurovision pic.twitter.com/sp71CIcrGA
— Netflix Portugal (@NetflixPT) May 12, 2018
A sua marca tem um tom descontraído, com uma pitada de humor?
A rede é conhecida pelo tom informal, pela possibilidade de criar proximidade entre marcas e pessoas. O humor é sempre uma boa opção para quebrar o gelo, dar início à conversa. Não esqueça que o contexto é determinante para que o humor não tenha um efeito perverso. Veja o caso do Cinema São Jorge.
Pretende dar-se a conhecer a potenciais clientes?
Uma das linhas da estratégia que implica a presença no Twitter é precisamente o dizer “Olá” a novos clientes. Acenar-lhes, sem o spam habitual das vendas. Um tweet de um qualquer utilizador a dizer que não sabe o que fazer para o jantar, pode ser uma oportunidade para uma marca da área da restauração dizer “estamos aqui”. Sem spam, oferecer-se para ajudar. Dar primeiro, para receber depois.
Procura um canal de apoio ao cliente?
Há excelentes exemplos de marcas que escolheram o Twitter como canal privilegiado para apoio ao cliente. Esclarecem dúvidas, encaminham as pessoa e tratam dos assuntos que lhes chegam de forma pública ou privada (podemos enviar mensagens privadas, no Twitter). Uma equipa bem trabalhada, com perguntas e respostas definidas e afinadas poderá mesmo fazer a diferença para o utilizador que experimenta o produto / serviço da marca. Ora veja:

Precisa de boas fontes para curadoria de conteúdos?
Uma das razões que me mantém fiel ao Twitter é a quantidade e a qualidade dos conteúdos que por lá são partilhados. Usando a pesquisa por hashtags ou até por palavras e expressões que definimos previamente é possível encontrar excelentes artigos, vídeos, eventos, discussões sobre tópicos do nosso interesse – ou do interesse de quem acompanha a nossa marca. E depois é clicar no botão de RT e partilhar com o mundo!
Outros artigos que lhe podem interessar:

Sou filósofa. Trabalho como consultora e formadora nas áreas da cultura digital, comunicação e filosofia. Há quem diga que sou um unicórnio de leads.