É o Fim do SEO?

Para quem já trabalha com sites há quase duas décadas, o anúncio do fim do SEO não é novo. Aliás, o fim do SEO é anunciado a cada ano e – surpresa – continuamos a falar de SEO e de optimização.

Para os mais distraídos deixo aqui um texto sobre O Que é SEO e como somos influenciados por ele todos os dias.

O SEO é praticamente tudo o que seja optimização de resultados. Olhe à sua volta e veja a quantidade de motores de busca que há: Google, Youtube, Google Play (ASO), iTunes, Bing, Amazon… Acha mesmo que é o fim do SEO?

A cada actualização do algoritmo do Google, a cada mudança do Adwords, lá ouvimos alguém reclamar que estamos a assistir ao fim do SEO. Mesmo que um dia o Google desapareça como motor de busca, o SEO irá continuar a existir. Com outro formato, com outras regras, mas o seu site e o seu conteúdo irá continuar a precisar de ser encontrado.

Sim, fazer SEO será cada vez mais difícil, com mais desafios, mas não irá desaparecer. Vale a pena investir em SEO? Bem, enquanto os ganhos superarem o investimento, eu diria que sim!

Desafios de optimização

Para quem se dedica ao conteúdo, os grandes desafios passam pela adaptação/optimização da mensagem em diferentes plataformas. O modo como procuramos no Google é diferente do modo como procuramos no Youtube, que por sua vez é diferente do modo como procuramos  nas Lojas de App ou até na Amazon.

As equipas de Content têm em mãos muito trabalho e terão que se adaptar rapidamente aos diferentes ambientes.

Fim do SEO Tradicional?

Há quem me aborde a perguntar se esta minha posição não sugere que estamos perante “o fim do SEO tradicional”. A minha pergunta não pode ser mais directa: o que é o SEO tradicional?

Dizer que há SEO Tradicional é assumir que há um SEO não tradicional, talvez chamado novo SEO. O que será este novo SEO? O novo SEO é o nome dado as práticas hoje aceites? Há 15 anos o SEO era colocar um texto com centenas de keywords para se ranquear no Google. Era, por exemplo, esconder keywords a branco em textos em nada relacionados… o que é afinal o SEO tradicional? E o que é afinal o novo SEO?

O SEO desenvolve-se a cada dia e o SEO de ontem – literalmente ontem – não é o mesmo de hoje e não será o mesmo de amanhã. O SEO é por isso uma arte mutável a que profissionais e empresas se têm que adaptar com agilidade.

Portanto, o SEO vai acabar? Talvez. Não agora. Não enquanto pesquisarmos por apps, por música, por vídeos, por compras… Enquanto houver pesquisas na net, o SEO irá existir.

 

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Um comentário em “É o Fim do SEO?”

  1. Concordo com as tuas palavras, provavelmente ira morrer da forma como o conhecemos hoje mas penso que ira sempre haver algo dentro do mesmo género e o marketing digital e enorme!

    Como disseste e bem, cada vez e mais difícil, por um lado e mau mas por outro também e bom, pois diferencia os bons profissionais na area.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *