Instagram Stories: Devo investir tempo e recursos do meu negócio?

Devo investir recursos no Instagram Stories? Há dois anos sugeri a um cliente – líder de mercado no seu sector – começar a trabalhar Snapchat. Recusou a ideia porque, disse-me, os seus clientes eram adultos com filhos e o que eu estava a apresentar era uma rede social para os filhos e não para os pais. Continuo a defender que foi e é um erro não ter presença nesta rede social amarela, mas a decisão final cabe sempre a quem manda e não a quem executa.

Mas esse mesmo cliente enverdava na altura pelo Instagram, onde estavam os pais das crianças que lhe consumiam o produto.

As empresas tendem a entrar em pânico com as redes sociais, mas não há necessidade.

A questão é: com o Instagram Stories, deve o meu negócio estar no Instagram, no Snapchat ou em ambos?

O Instagram Stories está aí e veio para ficar. Já e um sucesso e o que oferece é muito similar ao Snapchat. Os utilizadores do Instagram podem agora partilhar uma sére de fotos ou vídeos com os seus seguidores, as quais desaparecerão em 24 horas. Esta novidade veio criar enorme confusão às marcas, aos influenciadores e aos criadores de conteúdos. Afinal há mais um player online e ninguem sabe onde jogar. Antes de mais é preciso ter uma coisa em conta: “diferentes pessoas usam diferentes redes sociais com diferentes propósitos”.

Saiba quem são os seus seguidores, quem é e sobre o que se interessa a sua comunidade online. Isso é fundamental para escolher onde vai marcar presença online e quais os recursos despendidos em cada uma delas.

Na busca de material de suporte para este artigo deparei-me com esta imagem do Later.com

De facto, uma das coisas mais difíceis no Snapchat é o desafio de encontrar pessoas para seguir. Será mais fácil que os seus clientes o encontrem a si – se for uma grande marca – do que você encontrar a sua comunidade. Antes de correr já para o Snapchat deixe-me avisá-lo que o que acabei de escrever apesar de ser verdade não é positivo. Eu sei que parece, mas não é. Porque as redes sociais são SOCIAIS e não um monólogo entre si e os seus seguidores.

O Instagram Stories veio quebrar essa lacuna. E as possibilidades de uso do Instagram Stories dão largas à imaginação dos melhores Community Managers. Dem dúvida que a nova funcionalidade permite que acompanhe eventos da empresa ao minuto, enquanto guarda as melhores fotos para a timeline.

Ainda assim, o Instagram Stories não é o Snapchat.  

Ainda que o Instagram tenha aberto esta nova funcionalidade e dado um ar de Snapchat isso não significa que o Instagram deixe de ser o Instagram. E também não significa que as os utilizadores do Instagram são e comportam-se de modo diferente dos utilizadores do Snapchat. O próprio modo de interacção é diferente.

73% dos Millennials (jovens nascidos depois dos 90s) usa o Snapchat, segundo este relatório difundido pelo ComScore.

Para fim de conversa (ou será o início?) deixo este artigo:

How to Use Instagram Stories for Business

ou então dê uma vista de olhos aqui neste:

Snapchat ou Instagram? Comparamos as duas redes sociais

E vocês? Dão no Snap ou no Insta?

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *