Os Melhores Plugins WordPress para SEO

A procura por uma optimização perfeita em WordPress acaba quase sempre com uma procura no Google pelos melhores plugins WordPress para SEO. O conceito de “melhor plugin” é quase tão vasto quanto o próprio conceito de SEO. Diferentes sites, diferentes webmaster, irão necessitar de diferentes plugins. Simplesmente porque cada site tem diferentes problema e diferentes desafios.

Vale, por isso, a pena saber que área do SEO queremos trabalhar e quais as nossas necessidades. Para cada uma das áreas do SEO haverá distintos plugins. Iremos mencionar os mais importantes, mas cada webmaster deverá entender primeiro as suas necessidades.

E atenção para não deixar o seu WordPress lento. Veja aqui como tornar o seu site mais rápido.

Como fazer SEO para um site em WordPress

Fazer SEO para um site em WordPress é simples. De facto, os sites na plataforma WordPress facilitam, e muito, o processo de SEO. Recentemente trabalhei pela primeira vez num site Wix e confesso que foi muito difícil entender a lógica. Sobretudo, depois de tantos anos a usar Blogspot e WordPress.
Para SEO, no que respeita ao WordPress, um dos plugins mais famosos – e sem dúvida mais utilizados – é o Yoast, que no seu site dá inúmeras dicas de como optimizar um site para SEO utilizando as aplicações da empresa.

Mas existem diversos plugins de SEO para além do Yoast. Uns serão concorrentes directos, outros irão complementar onde o Yoast ainda não chegou. Antes de iniciar o processo de optimização do site, é recomendável entender o básico de SEO.

É necessário entender se a optimização é mais técnica, de conteúdo, de usabilidade do utilizador ou até de conversão. Vamos tentar chegar a todos estes temas.

Lista dos melhores PluginsWordPress para SEO

1 – WordPress SEO by Yoast

Este é um dos plugins de SEO para WordPress mais utilizados. Primeiro que tudo, porque é grátis! Há inúmeros recursos para optimizar o seu site, incluindo um sitemap XML, robots.txt ou indicadores visuais de como está a optimização de conteúdo de cada página ou artigo.
Este é um dos grandes destaques deste plugin. O recurso para fazer uma análise em cada página, dando uma avaliação do SEO de cada uma delas e apontando como pode ser melhorado, ficando a saber-se o quanto o post está optimizado mesmo antes da sua publicação.
Além disso, possibilita ainda uma análise aos inlinks para cada post – o que ajuda a reduzir o Bounce Rate; definir conteúdo central para formação de “hubs”; e ajuda a evitar a repetição de Keywords entre páginas, fundamental para a não criação de conteúdo duplicado ou canibalização de páginas.

2 – All In One SEO Pack

Com quase trinta milhões de downloads, o All in One SEO pack foi durante muitos anos o plugin de SEO para WordPress mais popular. Estão disponíveis todos os recursos e opções que qualquer SEO precisa para criar um site totalmente optimizado para SEO.
É óptimo para iniciantes, uma vez que as configurações padrão da instalação já são suficiente boas para optimizar o site para os motores de busca. À medida que se avança, é possível ir personalizando tudo de acordo com o gosto ou necessidades de cada utilizador.

3 – Premium SEO Pack

Este é um plugin de SEO premium que ajuda a optimizar os sites para que tenham um maior desempenho. A grande diferença na utilização deste plugin é que o Premium SEO Pack já vem com uma ferramenta de minificação, que ajuda a tornar o site mais rápido e oferecer uma experiência melhor para os utilizadores.
Este é um excelente plugin de SEO para WordPress, que oferece tudo o é preciso para a optimização de um website. Tal como o Yoast, ajuda a melhorar a linkagem interna do site, o que é muito importante na perspectiva de SEO. Além disso, ainda ajuda a optimizar as imagens, trazendo ainda mais tráfego orgânico.
Mas não é tudo. Está ainda disponível a funcionalidade de rich snippets que faz com que os artigos e/ou páginas se destaquem nos resultados de busca. Se não fosse suficiente, ainda permite corrigir e definir os redireccionamentos do site.

4 – WP Social SEO Booster

A optimização para Social Media é muitas vezes deixada de lado. O WP Social SEO Booster tem mais recursos voltados exclusivamente para este tópico e implementa automaticamente rich snippets para todo o conteúdo.
O melhor de tudo é que este é um plugin é grátis!

5 – Google Analytics

Ok. O Google Analytics não é propriamente um plugin de SEO, mas também é verdade que nunca vi um SEO que não analise diariamente o trfego orgânico do seu site.
Porque precisamos de adicionar o Google Analytics aos nossos sites do WordPress?
Aprender mais sobre os leitores e quem nos visita é fundamental para executar um site de negócios on-line. É sempre necessária uma solução de análise que ajude a colectar dados e que forneça relatórios perspicazes sobre a actividade do utilizador no site.
O Google Analytics é a solução de análise mais popular disponível. Há outras. Muitas outras, mas nós ficaremos por aqui. Primeiro de tudo, é grátis. Em segundo lugar, é muito fácil de instalar no WordPress.
É bastante fácil de usar para o básico. É possível acompanhar links, realizar testes A/B, obter informações em tempo real sobre o tráfego ou pode ser usado para gerir vários sites e contas em num único painel.
O Google Analytics é realmente robusto e poderoso, e é por isso que ele tem uma curva de aprendizagem para funções mais avançadas, como relatórios de conversão, por exemplo.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *