Mobile-First Index – Google avança até Abril

Gary Illyes, do Google, confirmou que um número significativo de sites será migrado para Mobile-First Index no próximo mês e meio. Illyes anunciou os próximos planos do Google para o Mobile-First Index no palco no Pubcon, em Austin, Texas

Antes de avançar…

O que é o Mobile-First Index?

Simplificando, o Google irá começar a indexar e a ranquear os sites com base no conteúdo e experiência mobile – e não na experiência desktop, como tem feito desde sempre.

Quando ambas as versões do site (desktop e mobile) têm o mesmo conteúdo, quando a mudança para Mobile-First Index ocorrer essas páginas não verão nenhum impacto. O Google verá essencialmente a mesma coisa porque o site foi criado com design responsivo.

O problema é se a versão desktop e mobile não forem idênticas, aí o Google irá ter em atenção o conteúdo e os sinais vindos da página mobile.

A última vez que o Google tinha falado sobre o assunto foi no Verão passado, quando o John Mueller mencionou que estava a ser a lançada a actualização para sites individuais que estão prontos para passar para Mobile-First Index.

Inicialmente, a empresa planeava ter todos os sites migrados para Mobile-First Index até o início de 2018, mas não parece que esse objectivo seja atingido. Além disso, o Google disse que não informará quando a migração para Mobile-First Index for concluída.

No entanto, seguindo a nota principal da Illyes na Pubcon, ficamos a saber que o novo índice não será totalmente lançado para todos os sites.

Actualmente, apenas um pequeno número de sites foi adicionado ao Mobile-First Index, e não se espera que tenha existido impacto no tráfego.

Como sei se o meu site já foi afectado?

É possível verificar se o seu site foi adicionado ao Mobile-First Index, verificando os logs do servidor e ver o que está a rastrear o site com a maior frequência. Se o Googlebot mobile estiver a realizar a maior parte do rastreamento, é provável que o site já esteja no Mobile-First Index.

Sem verificar manualmente os logs do servidor, não há outra maneira de determinar se o seu site já foi migrado para o novo índice, pois o Google não está a notificar os webmasters individualmente. Se você estiver “pronto” para indexação mobile, então talvez o seu site seja seleccionado nas próximas semanas.

https://seoportugal.net/blog/tornar-wordpress-rapido/

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *