O que é Marketing de Conteúdo

O Marketing de Conteúdo é a comunicação feita através de texto, vídeo ou imagem de modo a envolver o público-alvo e crescer a rede de clientes e stakeholders.

O principal foco do Marketing de Conteúdo é criar conteúdo relevante e valioso, atraindo, envolvendo e gerando valor para as pessoas de modo a criar uma percepção positiva da marca e assim gerar mais negócio.

Mas Marketing de Conteúdo não é escrever conteúdo que as marcas querem. Marketing de Conteúdos é escrever e publicar o que o público vai adorar, seguindo tendências e gostos. Ou seja, uma mistura entre criatividade e análise de mercado.

No fundo, utilizar técnicas de storytelling. Levar o utilizador a sentir-se identificado com a sua mensagem.

Mas atenção que quantidade não é qualidade e ter uma série de conteúdos sem visitas no seu site não é algo sábio de se fazer.

Marketing de Conteúdo O que é

Marketing de Conteúdo: Brand ou Acquisition

A criação de conteúdo está muitas vezes associada a “Brand” ou “Marca”. Outras vezes, o Marketing de Conteúdo é associado ao SEO – não raras as vezes utilizado, erradamente, como sinónimos.

A criação de conteúdo único e atractivo é sem dúvida um processo criativo. Mas sem uma dose grande de análises e estudo, a criação de conteúdo é simplesmente um tiro no escuro. Um “achismo” daquele que alguém crê que pode funcionar.

Ter uma base de “Aquisição” por detrás ajuda a focar a estratégia. Nesse sentido, o Marketing de Conteúdo não pode viver desassociado de “Brand” e de “Acquisition”.

Como vimos, o foco do Marketing de Conteúdo deve estar no consumidor e não na marca. Caso contrário, não é Marketing de Conteúdo é, sim,  “publicidade”.

Diferença Entre Inbound Marketing e Marketing de Conteúdo

O marketing de conteúdo é apenas uma das estratégias de Inbound Marketing que podem ser aplicadas num negócio, ou seja, faz parte de um conjunto maior de acções que são utilizadas para atrair, converter, relacionar-se e vender para as pessoas que têm interesse no seus produtos ou serviços.

O Marketing de Conteúdo funciona, portanto, como um iman de atracção de novos fãs, utilizadores, leads e futuros clientes.

Marketing de Conteúdo

Vantagens do Marketing de Conteúdo

As vantagens do Marketing de Conteúdo são:

  • Melhora a forma de atingir o seu público-alvo oferecendo conteúdos relevantes e de qualidade.
  • Melhorara o posicionamento web dos seus conteúdos, página e das propostas comerciais.
  • Permite transmitir os valores da sua marca.
  • Ajuda a captar e reter potenciais novos clientes nas redes sociais.
  • Criar conteúdos relevantes para o seu público permite usar técnicas de SEO que ajudam a melhorar as chances de apareça nos primeiros resultados do Google.

Como fazer Marketing de Conteúdo?

Os conteúdos podem ser disponibilizados em blogs, redes sociais como Facebook, Twitter, Linkedin, Instagram, etc. Outra estratégia bastante utilizada é a criação de uma landing page, na qual um conteúdo, como um E-book, é disponibilizado em troca de informações.

Tenha em mente que todo o conteúdo precisa ser criado pensando nas pessoas que vai atingir, pessoas essas, que precisam ser devidamente segmentadas.

O processo do marketing de conteúdo

Muitas equipas de Conteúdo olham para o seu trabalho como sendo criativo e emocional. O que é, em parte, verdade. Mas de que vale essas partes se não existirem leitores?

Uma estratégia de Conteúdo sem uma parte quantitativa por detrás está condenada, na maioria das vezes, ao fracasso. Existe um processo usado na maioria das estratégias de marketing de conteúdo que segue os seguintes passos:

1 – Atrair

Nessa fase produz-se conteúdo como artigos, e-books, vídeos, infográficos, palestras e outros para atrair leitores por meio das acções de SEO, investimentos em links patrocinados, divulgação em redes sociais, e-mail marketing, etc. Ao mesmo tempo, esse conteúdo deverá ser atractivo o suficiente para o utilizador que chegue através de Redes Sociais.

De preferência, esse conteúdo deverá ser partilhado nas redes sociais para criar relação entre o utilizador e a amarca.

2 – Converter

Cria-se conteúdo mais aprofundado para quem deixou os dados de contacto (como nome e endereço de e-mail) para receber novos conteúdos. Geralmente criar-se uma sequência estratégica de e-mail, elaboram-se promoções em landing pages, entre outras coisas.

3 – Vender

Na fase de vendas alinha-se ainda mais o departamento de marketing com a de produção de conteúdo para levar os contactos obtidos (leads) à conversão. É aqui onde a pessoa definitivamente torna-se cliente, adquirindo o produto ou contratando o serviço da empresa.

4 – Monitorizar

Todo este processo deve ser monitorizado. Que conteúdo funcionou melhor (consoante as métricas desejadas)? Que temas e tópicos deverão continuar a ser abordados? Que canais obtiveram a melhor performance? Houve problemas na jornada do utilizador que possam ser resolvidos?

Perceber exactamente o que funcionou e o que não funcionou é fundamental para ter uma estratégia forte de Marketing de Conteúdo.

Exemplos de campanhas de marketing de conteúdo

Há muitos exemplos de marketing de conteúdo. Basta estar atento ao nosso correio electrónico e vemos que empresas trabalham bem esta arte.

Deixo aqui um exemplo que creio justificar todo este artigo.

O Hostelworld, empresa de reservas de hostels e albergues, tem uma das estratégias de conteúdo mais fortes que conheço

Além do Blog, que oferece toda a informação para quem vai viajar…

Hostelworld Marketing de Conteúdo

…as suas campanhas de YouTube já se tornaram míticas.

Para saber mais sobre Marketing de Conteúdo aconselhamos que siga os melhores blogs de marketing em Língua Portuguesa.

O que é Marketing

Marketing é um conjunto de actividades que visa entender e a atender às necessidades do cliente. Na área de Marketing, prefere-se o termo “cliente” aos termos consumidor, comprador ou utilizador.

O objectivo do Marketing é entender tão bem o cliente que ele se torne cliente de uma empresa para sempre. Para fidelizar o cliente é preciso que a empresa/marca o conheça bem: os seus hábitos, medos, anseios, etc.

resumindo, o Marketing é uma área focada na geração de valor sobre o produto, serviço ou sobre a própria marca de um negócio, tendo como objectivo – como já explicado – – a conquista e a fidelização de clientes. Para isso, são criadas estratégias de atracção, conversão e retenção desses potenciais consumidores.

Segundo a Wikipedia, Marketing ou mercadologia ou, mais raramente, mercância, é a arte de explorar, criar e entregar valor para satisfazer as necessidades do mercado. São usados produtos ou serviços que possam interessar aos consumidores. Para isso é necessário criar uma estratégia definida que será utilizada nas vendas, comunicações e no desenvolvimento do negócio.

Definição de Marketing

Marketing é o conjunto de técnicas e métodos aplicados ao estudo das necessidades dos mercados e seus principais componentes, como públicos, vendas e produtos para o desenvolvimento das empresas.

É uma palavra derivada do termo inglês market, que significa mercado, ou seja, o estudo das causas, objectivos e resultados produzidos através das diferentes formas de como as empresas lidam com o mercado.

Um comentário em “O que é Marketing de Conteúdo”

  1. Olá João!

    Obrigado pelo artigo. Gostei especialmente da sua menção ao storytelling no marketing de conteúdo.

    Usa esse conceito em todos os artigos que publica? Tenho muito interesse no tópico, pelo que estou curioso em saber como o aplica.

    Muito obrigado!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *