Neste artigo decidi escrever sobre um tópico que divide grande parte da comunidade de SEO e explicar, de uma vez por todas: o que é PBN?
Irei abordar o uso de técnicas Grey Hat mais precisamente Private Blog Networks ou mais conhecido pela sigla PBN e explicar todos os benefícios e riscos.
A partir do momento em que assisti a uma palestra sobre Grey Hat SEO, de como usar PBNs por Craig Campbell, no Brighton SEO, achei que faria sentido partilhar este conteúdo com a comunidade de SEO em Portugal. Existem muitas pessoas a favor, bem como pessoas contra, por isso deixo a liberdade de cada um de vocês julgar e escolher se querem utilizar ou não.
O que é PBN?
PBN (ou Private Blog Network) é uma rede de websites autoritários (bom backlink profile) que é utilizada para criar links para o seu website principal, com o propósito de posicionar melhor o seu website no motor de busca do Google.
O site principal do seu negócio é aquele que gera dinheiro, é o seu money site.
Todos os outros sites de apoio, que são criados com o intuito de fortalecer o seu site principal com o envio de link juice, ao invés de gerar receita de forma directa, são chamados de PBN.
Um detalhe muito importante: estes websites não podem ter links entre eles -de qualquer tipo. A ideia e parecer que estes websites/links não sejam relacionados entre eles.
Porque é que há pessoas contra esta técnica
O uso de PBNs é contra as boas práticas recomendadas pelo Google e se descobertas podem levar a uma penalização do website por criação de links não naturais.
Por esta altura está a questionar-se: Devo ou não usar PBN? Como referi depende muito da sua opinião sobre este tema.
Se se está a questionar se PBN funciona… A resposta é: Funciona! Senão funcionasse, o Google não tentaria penalizar quem utiliza este método.
Já foi mais fácil de criar PBNs. Cada vez é mais complicado de criar PBN de forma a passar essa autoridade e por vezes torna-se difícil de encontrar domínios com um bom backlink profile, uma vez que esta técnica é tão utilizada e tantas pessoas procuraram estes domínios.
Portanto, devera medir se o risco e o ROI para saber se realmente será benéfico o uso destes sites secundários de apoio.
São só pequenos websites que usam PBN
Não. Já vi marcas grandes a utiliza-los nas suas técnicas de backlink. Obviamente não utilizam apenas esta técnica mas faz parte das suas estratégias.
Outra das razões pela qual as empresas recorrem a Private Blog Networks é porque existem nichos de mercado para os quais é bastante difícil de criar links de forma natural.
São exemplos o Gambling, Casinos, Loans, etc…
Outra das razões pelas quais pode querer criar PBNs é para fazer gestão de reputação. Por vezes, há um resultado na SERP do Google negativo para o seu negócio, e torna-se necessário que ele caia algumas posições, sendo ultrapassado por sites que nós controlamos.
Como criar uma Private Blog Network
O primeiro passo para criar uma PBN é escolher um produto, construir um money site para divulgar o produto ou serviço. Depois, construir um PBN de qualidade para passar links de qualidade para o money site e fazê-lo rankear nas primeiras posições do google.
Que métricas devo utilizar para escolher bons domínios?
Como saber se um site é bom para PBN? Métricas como DA ou o DR são boas para nos darem uma ideia sobre o domínio, contudo não deixam de ser uma “third party metric” e não uma métrica da própria Google.
Muitas vezes não são precisas, dando-nos uma ideia não realista se irá influenciar positivamente as nossas posições no motor de busca.
No que nos devemos realmente focar:
- Referring Domains – Mostra quando websites tem um link para o seu domínio
- Backlinks – Número de backlinks que o website tem para o seu domínio, por exemplo 1 referring domain pode ter 3,5, 10 backlinks a apontar para o seu website.
- Anchor Text do Domínio para PBN – Texto que foi utilizado para linkar para o domínio, tente escolher que maior parte da anchor text seja o nome da marca ou o domínio e não muitas exact match anchor text ou spam.
Para estas métricas recomendo utilizar a ferramenta AHRefs pois e a que normalmente possui uma database com maior numero de backlinks/referring domains para cada domínio.
Tipos de domínios e onde os encontrar:
- Expired Domains: Um domínio que foi deixado expirar e que esta disponível para registar em qualquer registrar a preço de registo.
Para os encontrar devera usar uma ferramenta de scraping como por exemplo:
Estes tipo de serviços irá trazer bastantes resultados que deverão ser analisados posteriormente manualmente para obter o melhor domínio possível.
- Backorder Domains: Um Backorder domínio e basicamente um expired domain, a diferença é que neste tipo de serviços (backorder service) vocês estão a tentar adquirir o domínio antes de este expirar. Ou seja, estes serviços vão tentar adquirir o domínio assim que este fique disponível para registo, para aumentar as chances de o adquirir deverá tentar comprar o domínio através de diferentes serviços de backordering.
- Auction Domains ou Non Expired Domains: Normalmente estes domínios mantém a idade do domínio pois está a ser vendido antes de expirar e muitas das vezes e onde se encontra domínios com o melhor backlink profile obviamente isto ira influenciar o preço do domínio. Para encontrar este tipo de domínios devera usar um domain broker ou então um site que permita comprar Auction Domains.
Hosting / Alojamento para o Domínio
Agora que já possuem o domínio/domínios é hora de encontrar um alojamento para os seus PBNs.
Para prevenir que a Google ou atá a sua concorrência encontre todos os websites por razões óbvias deverá coloca-los em diferentes hosting, pode fazer isto de duas maneiras: comprar planos de hosting em diferentes empresas ou então recorrer a serviços como os listados abaixo, em que cada domínio adicionado irá estar alojado num hosting diferente e com um IP diferente.
EasyBlogNetworks
BulkBuyHosting
GoPBN
Criar o website
Agora que já tem domínio e alojamento, chega a parte de criar o website, para isto poderá criar em html ou mais simples ainda, simplesmente utilizar Softaculous auto instalar que vem no CPanel do seu hosting e criar um website em WordPress.
Este website mesmo sendo um PBN deverá parecer um website totalmente legitimo com Logotipo, “Sobre nós”, “Contactos”, etc… Mas também perfil nas redes sociais, quando possível.
Cada um destes PBNs deverá parecer diferente em termos de WordPress Theme, plugins, imagens e conteúdo para não haver footprints em caso de uma inspecção manual da Google.
Uma dica: em caso de utilizarem um expired domain, podem manter o mesmo tópico/nicho e se possível parte do conteúdo antigo do website que poderão encontrar muitas das vezes no serviço wayback archive.
Se o domínio que escolheram tinha uma página, por exemplo, exemplo.com/servicos, e essa página possui links que apontam para ela (podem ver isto através do Ahrefs, Pages-Best by Links) deverão reconstruir essa mesma página para reter o máximo de link equity possível.
Outro factor importante e que o WordPress theme mostre os posts completos na homepage pois será de onde iremos linkar para o nosso website pois á a página que possui mais link equity ou link juice.
Linkar ao vosso Money Website
- Criem um novo post para linkar aos vossos money websites, este post deverá ser dentro do tópico do PBN e do Money Website.
- Não criar mais do que dois links por cada money website no mesmo PBN.
- Não linkar a mais do que 8 money websites muito menos se estes estiverem dentro da mesma Google Search Console ou servidor.
- Linkar a sites autoritários.
- O post deverá ser o mais completo possível, pelo menos 500 palavras e incluir imagens.
Escolher o Anchor Text do link
A forma que recomendo é fazer “reverse engineer” aos websites nas posições top 10 do motor de busca, para que possam ter uma ideia do número de “referring domains” e também de “anchor text” para que possam “imitar” o padrão de percentages de brand anchor text, url e “target anchor text”.
Senão, e por via das dúvidas, utilizem brand anchor text ou url.
Bot Blocking
Um PBN não deverá ser privado aos olhos do Google, pois precisamos que este veja os links que criamos.
Contudo, a ideia da PBN é que seja privada para o resto das pessoas. Especialmente para a vossa concorrência.
Normalmente, quando estamos a analisar a concorrência utilizamos ferramentas como Majestic, OpenSiteExplorer da Moz ou Ahrefs para ver os links que estes possuem.
Contudo, é possível esconder os vossos PBNs de aparecer nestas ferramentas através de “bot blocking”, quer seja através de código no ficheiro do htaccess ou de plugins de WordPress, como o Spider Blocker e StopBadBots.
Basicamente é isto.
Não é nada de muito complicado de criar.
Espero que este post vos ajude com dúvidas que possam ter, se ao lerem o post tiverem alguma dúvida, não hesitem em colocar nos comentários.
O SEO para mim é um desafio em que sei, à partida, que vou perder para os motores de busca. Mas até o dia em que deitarei a toalha ao chão irei somando pequenas vitórias em batalhas travadas através de conteúdo, links e brand awareness.
Achei muito valido o post, Pbn’s estão em crescente evolução.