Quais os nichos de mercado mais lucrativos?

Depois de escrevermos sobre como criar um blog de sucesso, o nosso  email foi inundado com perguntas sobre “Qual o melhor nicho de mercado na internet?”, “Quais os nichos de mercado mais lucrativos” ou “Quais os nichos mais procurados na Internet?”.

A resposta não é fácil, mas vamos tentar ajudar…

Antes de avançar, se já tem um blog e precisa de uma Auditoria de SEO Grátis clique aqui!

Quais os Nichos Mais Procurados na Internet?

Comecemos pela pergunta onde o SEO pode rapidamente ajudar: “Quais os nichos  mais procurados na Internet?”.

Antes de avançar: nem sempre os nichos mais procurados são de facto os melhores para o seu negócio. Tenha a certeza que domína a área e que tem competência para a trabalhar. Que gosta do tema.

E sobretudo: que entende o seu público.

Veja:

Os micro nichos podem ser rentáveis, e esta é uma técnica para evitar a forte concorrência e ganhar dinheiro em nichos de mercado pouco explorados.

Ferramentas como o AHREFS ou o Semrush podem ajudar a encontrar palavras-chave essenciais para entender o melhor nicho.

Para isso, sugiro a leitura de “Análise da Concorrência – Como encontrar oportunidades de crescimento“, de Morino Neto.

Há nichos de mercado que são como o vinho do Porto…quanto mais anos passam, mais apetecíveis se tornam…

Nichos internet

Outros (que não se devem pôr totalmente de lado) que vão e vêm como as marés do mar.

melhores nichos da internet

Google Trends

O Google Trends é uma ferramenta super eficaz para entender as pesquisas em determinados momentos. Por vezes encontram-se oportunidades fantásticas.

Uma dica: é normal encontrar no Google Trends oportunidades que já passaram e que se revelaram super valiosas ou com elevado potencial. Se sabe que essa oportunidade é sazonal e que irá acontecer de novo (em meses ou no próximo ano) coloque já no seu calendário e no próximo ano ataque com força.

Nichos Rentáveis Para Blogs e Sites

Escolher o nicho correcto é fundamental para ter um blog de sucesso e um negócio lucrativo. Um blog pode ser um negócio, assim como um site ou uma conta em Redes Sociais. A vantagem é que é possível criar um negócio a baixo custo, praticamente sem investimento.

Para isso é necessário escolher os nichos mais rentáveis, de outra maneira será difícil ganhar dinheiro e em breve vai perder a motivação. 

É ai que entram o Micro Nichos Rentáveis , é uma forma de “correr por fora” dos grandes blogs que já tem muita autoridade e estão no ar há muito tempo.

Basicamente vamos focar-nos em fatias de mercado sem conccorrência.

Micro Nichos Rentáveis são os nichos não-explorados pelos grandes players do mercado, por isso podem ser muito rentáveis em blogs novos ou com pouco tráfego.

Como encontrá-los? Olhe à sua volta constantemente e pergunte-se: se eu procurar conteúdo online sobre isto que vi na banca de jornais, no centro comercial, na televisão, etc, irei encontrar alguma informação?

Se a resposta é negativa, poderá ter acabado de encontrar o seu micro nicho.

O segundo passo é confirmar a demanda de procura. use o Keyword Planner, o AHREFS ou o Google Trends. Se não houver procura, esse nicho não será rentável. pode sempre trabalhar para que haja demanda, mas o esforço vai ser gigante antes de começar a ver algum lucro.

Quais os nichos de mercado mais lucrativos

Os Melhores Nichos Para Ganhar Dinheiro na Internet

Há áreas gigantes para ganhar dinheiro. Os melhores nichos para ganhar dinheiro na internet são, realmente, muito rentáveis. Mas lembre-se que irá combater contra gigantes. Será uma luta de David contra Golias. Se não quer procurar micro nichos, aqui está uma lista de nichos rentáveis que o podem fazer ganhar dinheiro na internet. (Poderá sempre tentar encontrar micro nichos dentro dos nichos maiores!)

  • Saúde

Dentre os nichos mais procurados no Google, o nicho de saúde é de longe o mais disputado, porque é muito rentável. Pense nos lucros da indústria farmacêutica. Não há dúvidas porque é que este é um dos nichos mais rentáveis da internet.

A preocupação com a saúde nunca está “fora de moda” e muitas pessoas são curiosas para saber mais sobre o seu corpo, ou sobre possíveis doenças, por isso um blog sobre saúde com um bom conteúdo original é uma óptima aposta.

  • Nicho de Emagrecimento / Beleza

Estamos no Verão (este texto foi publicado em Julho, ainda que o tempo pareça de Janeiro). Nesta altura do ano as pesquisas sobre dicas de emagrecimento e barriga lisa batem recordes.  Muitos blogs de saúde juntam emagrecimento com o seu conteúdo, por ser um vertente do assunto, e também por serem dois dos nichos mais procurados na Internet, esta combinação pode ser uma óptima forma de gerar mais dinheiro.

Quem fala de emagrecimento fala de beleza e maquilhagem… A concorrência é feroz mas ainda há micro nichos por explorar.

  • Moda Feminina

A moda está sempre em transformação. Por algum motivo, as principais “influencers” dos dias de hoje são mulheres que falam para mulheres. A procura é grande, encontree o seu nicho dentro do nicho e ataque forte. É fácil fazer dinheiro.

Procure pelos sites femininos mais visitados, verá que os temas são quase sempre diferentes (micro nichos): bebés, beleza, make up, bem-estar, fitness… E quase todos associados a moda.

  • Tecnologia

A tecnologia cresce rapidamente, novos smartphones e produtos eletrónicos são lançados todos os mês, vai ser impossível o seu blog não ter sobre o que falar, e principalmente, não ter gente à procura de saber o que está a acontecer de melhor no mundo da tecnologia.

Sites de comparação de preços e produtos são uma excelente ideia.

  • Jogos Online

Há alguns anos o mercado de “gamer” online teve um grande boom, desde então o número de pessoas interessadas neste universo, e o número de notícias, aumenta cada vez mais.

Dos mais jovens aos mais velhos há público e informação para todos os gostos. Escolha o nicho onde se sinta mais confortável.

  • Marketing

O Marketing é das áreas mais “gordas”, poderá escolher um tema mais especifico como por exemplo, o Marketing Digital, Marketing e Publicidade, Internet Marketing ou Web Marketing, Marketing de Rede ou também Marketing Pessoal. Ou, sobre SEO, cof, cof, cof.

  • Futebol

Eu diria desporto, mas em Portugal o futebol é que é o rei. Se quiser arranjar confusão, dores de cabeça, ser maltratado e ganhar dinheiro, faça um blog sobre futebol. Aliás, crie três, um tendencioso para o Benfica, outro tendencioso para o Sporting e outro que defenda o Porto. Gira os três, crie confusão, diga mal dos seus blogs nos outros blogs e rapidamente verá os lucros a entrarem.

  • Apostas Online

Este também é um nicho muito bom, e fácil de trabalhar, apesar de não ter muita procura neste momento, ainda há pessoas a tentar a sua sorte. Este é um super nicho, quando funciona, é super rentável.

  • Viagens

Turismo e viagem é um super nicho. A concorrência é pesada, mas não há impossíveis. Toda a gente gosta de viajar, mesmo não ganhando o suficiente para isso, por vezes juntamos umas economias para fazer a viajem do ano. Onde vamos procurar as viagens mais baratas? Sim, isso mesmo na Internet!

  • Jardinagem

Parece piada, não é? Descobri que este era um nicho muito forte quando ofereci no Natal um conjunto de sementes ao meu pai e ele me perguntou a melhor época para cada uma delas. A minha resposta foi simples: “Procura no Google!”.

Pois, havia poucos resultados.

  • Seguros

Todos nós precisamos de seguro uma vez na vida, nem que seja o seguro do carro, da casa, o seguro de vida, ha sempre alguém nos apresentado seguros para que se algo correr mal ha quem nos ajude.

Conteúdo de comparação de seguros e/ou preços funciona sempre.

  • Culinária

Se é apaixonado pela cozinha, terá centenas de receitas guardadas para si, porque não escrever um livro de receitas e vender?

Pode especializar-se em entrada, em pratos de carne ou de peixe ou até vegetarianos… ou só em pastelaria. Especializar-se em micro nichos, por vezes, é muito mais rentável do que atacar grandes nichos onde estão todos os tubarões.

  • Animais

Os animais estão na ordem do dia. Acredite, não há muitos blogs sobre o tema. Pelo menos, bons blogs com bom conteúdo. Este é um nicho muito interessado, poderá trabalhar em diversas áreas, desde de comida para os animais, poderá vender um produto que ensina a domesticar os seus animais.

Imagine por exemplo ensinar um papagaio a falar? Altamente lucrativo!

Qual o Melhor Nicho de Mercado na Internet?

O mais importante é procurar entre os nichos mais lucrativos da internet um onde se sinta verdadeiramente confortável. Nunca terá sucesso se não gostar do seu trabalho, daquilo sobre que escreve ou se não entender o seu público-alvo.

O melhor nicho de mercado da internet é aquele onde você consegue ganhar dinheiro. E isso é possível fazer em qualquer um. Estes são, para mim, os melhores nichos para ganhar dinheiro na Internet, mas não significa que não existam muitos outros e que não apareçam e desapareçam nichos super rentáveis a toda a hora.

Apesar de SEO ser um nicho, veja aqui quantos blogs em língua portuguesa existem sobre o tema…

 

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Um comentário em “Quais os nichos de mercado mais lucrativos?”

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *