Remover conteúdo desactualizado: o que fazer

O que fazer para remover conteúdo desctualizado? Todos nós já chegámos aquele ponto em que olhamos para todas as páginas que temos e reparamos que há conteúdo desactualizado no site e é preciso fazer algo.

Irei explicar o que fazer com conteúdo desactualizado, seja em sites de e-commerce ou sites informativos.

Vamos começar com sites e-commerce.

Remover Conteudo Desactualizado

Conteúdo desactualizado em e-commerce

O que fazer quando tempos um produto fora de stock? Ou se é um produto antigo que nunca mais será vendido?

Para sites de venda online, ter coonteúdo desactualizado não é de todo desejável. Clientes insatisfeitos levam a quebra de vendas.

Por isso, é preciso que em sites e-commerce seja claro quando um produto está esgotado ou que se deixou de fabricar. Mas a página deverá continuar activa e indexável.

Especialmente, se estivermos a falar de produtos que continuam a ter muito volume de procura.

Ao informar o utilizador que o produto não pode ser comprado, mas, mantendo as características do mesmo e oferecendo opções semelhantes para compra, está a contrinuir para a boa usabilidade do site.

Ao mesmo tempo mantem informação relevante sobre o produto.

Se o produto não irá voltar a ser comercializado e não há volume de procura, então nesse caso um redireccionamento para a homepage ou para o folder mais próximo pode ser a solução.

Conteúdo desactualizado em sites de informação

Em sites de informação ou blogs, as páginas desactualizadas são um problema constante.

Há três abordagens possíveis:

  • Este tema é relevante e há volume de procura para ele?
  • O meu artigo pode ser actualizado e reoptimizado?
  • Há alguma razão para manter esta página?

Se não há qualquer motivo para manter uma página, se ela não leva tráfego nem negócio, então eliminar a página e colocar um redireccionamento pode ser a solução.

Se há motivo para manter a página, mas essa razão não tem que ver com tráfego orgânico, então não-indexar a página poder ser a solução mais viável.

Porém, se o tema é relevante e há forma de actualizar o conteúdo, então deverá fazê-lo o mais rápido possível.

Actualizar conteúdos antigos pode fazer a diferença

A actualização de conteúdo é um sinal extremamente forte para o Google, no que respeita a rankings.

Ter conteúdo actualizado é sinal que alguém está a olhar para o site e a cuidar dele. O Google adora isso.

Não vale a pena criar 3 artigos novos por semana para o seu blog se esses artigos não estão a levar nenhum tráfego ao site. Quantidade não é qualidade.

Porque é que actualizar conteúdo antigo é relevante?

  1. Reforça a autoridade: Manter os leitores actualizados nos temas relacionados ao seu mercado/nicho, reforça a sua autoridade no assunto;
  2. Melhora as conversões: reoptimizar o conteúdo antigo à luz do que são as novas procuras e necessidades aumenta as conversões e atai mais links.
  3. Aumenta o tráfego orgânico: No fundo, o que se pretende é conseguir melhorar os rankings dessas páginas  e, com isso, obter mais visitas;
  4. Melhorar a qualidade do site: Ao ter menos páginas desactualizadas e sem visitas está a aumentar a qualidade do seu site aos olhos do Google;

Pode sempre analisar a sua concorrência e ver o que eles têm publicado sobre os temas que você não domina tão bem.

Remover Conteudo Desactualizado Screaming Frog Google Analytics

Como encontrar conteúdo desactualizado

Para encontrar e remover conteúdo desactualizado no seu site o melhor é comerçar com o Screaming Frog – uma ferramenta de SEO indispensável a qualquer análise técnica de SEO. O spider permite ligar o Google Analytics e a Google Search Console e obter dados das suas contas.

Se fizer uma configuração de 12 meses poderá ver quais as páginas (com mais de 3 meses) que no último ano não obtiveram qualquer visita.

Porquê páginas com mais de três meses? Não vai querer apagar uma página que ainda não provou o seu valor, pois não?

Com esta técnica de ligar o Screaming Frog às ferramentas analíticas poderá ver métricas como: cliques, impressões ou, por exemplo, média de ranqueamento.

Se uma página não obteve muitas visitas no último ano, provavelmente está desactualizada.

Conteúdos desactualizados podem prejudicar

A validação de conteúdo deveria ser parte integrante de qualquer auditoria de SEO. Coloque-se no lugar do leitor. Imagine-se a aceder a um post sobre um assunto que está à procura e percebe que esse conteúdo está com dados antigos ou com informações desactualizadas.

A experiência de utilizador sairá prejudicada e o bounce rate irá, seguramente, aumentar. Prejudicando os rankings. E daí resultarem as quedas de tráfego orgânico.

Além do mais, o Google irá perder tempo a fazer crawl a páginas irrelevantes, gastando crawl budget de forma desnecessária.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado.