O Google anunciou que iniciou um novo processo de lançamento de Mobile-First Index para mais sites.
Essa distribuição é apenas para sites que “seguem as práticas recomendadas para indexação em dispositivos móveis”, disse o Google. Ou seja, sites que ainda não tenham o seu site mobile preparado não deverão ser migrados para a nova indexação.
Esta é a primeira vez que o Google confirma que está a migrar um grande número de sites para esse processo de indexação para dispositivos móveis. O Google disse em Outubro que um número limitado de sites já havia sido transferido. Mas esse anúncio do Google faz parecer que o processo de indexação em dispositivos móveis em grande escala já começou.
A novidade é que os webmasters serão informados através da Google Search Console quando forem migrados para Mobile-First Index.
O Google afirmou que notificará os webmasters/proprietários de sites de que os seus sites são migrados através de mensagens no Google Search Console. Aqui está um exemplo de uma notificação publicada pelo Search Engine Land:
O Google também deixou saber que “os proprietários de sites verão um aumento significativo na taxa de rastreamento do Googlebot de smartphone. Além disso, o Google mostrará a versão móvel das páginas nos resultados da Pesquisa e nas páginas em cache do Google”.
O que é o Mobile-First Index?

Actualmente, SEO Manager na TripAdvisor. Comunicação e SEO são parte de mim. Em agência ou in-house, já trabalhei também com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar conhecimento acumulado de milhares de testes de SEO.