Storytelling – O que é e como utilizar em Marketing Digital

O que é storytelling? Storytelling é o contar de histórias. Pode ser pela via da oralidade ou com recursos audiovisuais utilizados juntamente com as palavras. O Storytelling no Marketing Digital é um método que promove um negócio, uma marca ou até um produto sem que haja a necessidade de fazer uma venda directa. Ou seja, um método muito mais persuasivo do que invasivo, por isso, é muito utilizado em Marketing e em Publicidade.

Empatia? Conflito? Viradas? Clímax? Deixar uma Mensagem Essencial? Sim, Storytelling é sobre tudo isso. É sobretudo, criar conteúdo de qualidade.

Uma boa campanha de Storytelling tem a capacidade de estreitar a relação entre uma marca e o seu consumidor final. É um óptimo aliado para partilhar ideias, conhecimentos e outros interesses através de uma simples narrativa.

O Storytelling é uma ferramenta amplamente utilizada nas áreas do marketing, marketing digital e publicidade há muitos anos. Histórias inspiram e criam relacionamentos mais próximos e coesos. Ao utilizar uma estratégia de Storytelling com a sua marca, seja ela uma marca pessoal ou profissional, você estabelece uma conexão muito mais forte com o seu cliente e também com o seu potencial cliente, levando toda a sua estratégia comercial a um nível totalmente superior. No exacto momento em que isso acontece, a sua marca vende por ela mesma, sem você ter que vender.

O que é Storytelling

O Conceito de Storytelling

Para entender o conceito de Storytelling é preciso entender que essa palavra é a junção de dois termos ingleses: “tell” que significa contar/ falar/dizer e “story” que significa história, ou seja, quando traduzido à letra ficamos com a expressão: “contando história”.

Essas histórias podem ser contadas de forma improvisada ou podem ser histórias elaboradas e bem desenvolvidas, tendo todo o cuidado com detalhes que podem ser contextualizadas no ensino/ aprendizagem, servindo assim como transmissão de regras e valores éticos.

As técnicas de storytelling estão muito ligadas ao Marketing de Conteúdo.

Narrativa e Enredo

Para entender o que é Storytelling é preciso entender o que é “Narrativa” e o que é “Enredo”. Tanto o conceito de “Narrativa” como o conceito de “Enredo” são essenciais quando estamos a preparar uma campanha de Storytelling.

O que é narrativa? Narrativa é uma exposição de factos, uma narração, um conto ou uma história. As notícias de jornal, história de banda desenhada, romances, contos e novelas, são algumas formas de se contar uma história, ou seja, são narrativas.

O enredo, também conhecido como trama ou argumento, é o elemento que dá sequência a uma história. Isso porque é em volta dele que se desenvolvem todos os acontecimentos de uma narrativa.

Tipos de enredo

O enredo pode ser linear ou não linear.

enredo linear é aquele cujos factos seguem uma sequência cronológica. Assim, é organizado da seguinte forma:

  • Apresentação – O início da história onde são apresentados os personagens, o local e o espaço temporal da trama.
  • Complicação – Essa parte da narrativa dá lugar ao desenvolvimento do conflicto em torno do qual a história irá se desenrolar.
  • Clímax – Este é o momento mais tenso da trama, o qual exige uma solução ou desfecho.
  • Desfecho – Aqui se encerra o enredo, com a solução para o fim dos conflictos que aconteceram ao longo da história.

Storytelling e SEO

Qual a importância das Campanhas de Storytelling para SEO? As campanhas de Storytelling ajudam o cliente (ou futuro cliente) a ficar relacionado com a marca, aumentando o “brand awareness” ou o conhecimento e empatia do público por uma marca.

Esse efeito incrementa as procuras orgânicas pela marca, pelo produto ou até pela própria campanha. São excelentes razão para as equipas de SEO estarem envolvidas nas campanhas, seja para a criação de Landing pages, seja para a optimização dos conteúdos escritos, seja para fazerem campanhhas de linkbuilding.

Exemplos de Storytelling – Melhores Campanhas de Storytelling

Mais do que vender um produto ou serviço, as marcas estão cada vez mais interessadas em contar histórias. Aqui ficam alguns exemplos de campanhas de Storytelling.

Queria ser Jornalista, mas fugi para o Marketing e dei por mim a trabalhar como SEO. Em agência ou in-house, já trabalhei com projectos do Spotify, Telepizza, Amazon, Hostelbookers, Hostelworld, 360imprimir ou EF Education First. Sonho um dia ainda voltar a Portugal e viver do Marketing Digital. Fundei a SEOPortugal para ajudar a divulgar o SEO e partilhar algum conhecimento.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *