Trabalhar a Partir de Casa: 10 Formas de Ganhar Dinheiro Extra

Trabalhar a partir de casa é o sonho de muita gente. E a verdade é que há mil e uma formas de trabalhar a partir de casa. Hoje em dia, com acesso à internet, fazer dinheiro a partir de casa é muito mais simples. E é para todas as áreas… ou quase todas.

Pessoalmente, acredito que trabalhar a partir de casa e remotamente é para todas as pessoas e áreas. Os modelos de negócio é que podem diferenciar.

Muitas pessoas que me abordam perguntam como trabalhar a partir de casa!

Tenho aqui algumas dicas.

Não pretendo ser exaustivo de todas as formas e feitos de fazer um dinheiro extra a partir de casa. mas tentarei mostrar algumas ideias e conceitos que poderão ser aplicadas a todas as áreas.

Nem todas as tarefas que realiza no seu trabalho “tradicional” podem ser feitas remotamente. No entanto, a sua área profissional pode ser adaptada a uma actividade remota, podendo trabalhar a partir de casa se assim desejar: seja recebendo clientes/pacientes em sua casa, seja partilhando conhecimento através de  webinars e formações.

Há profissões que basta adaptar e podem ser realizadas remotamente outras teremos de ser mais criativos para o concretizar. Mas até ao dia de hoje, nunca me deparei com um profissional que não pudesse trabalhar – pelo menos – parcialmente a partir de casa.

Ideias de trabalho a partir de casa para ganhar dinheiro na Internet

Webinars

Se tem uma especialização ou se sente confortável para falar sobre um determinado tema ou área profissional, os webinars podem ser boas formas de fazer um dinheiro extra. Há várias plataformas de webinar disponíveis na internet, algumas com sistemas de pagamento já incorporado para que possa receber o seu dinheiro rapidamente.

Escrever e-books

Se não se sentir à vontade para falar para uma câmara, escrever os seus conhecimentos em e-books e vender online poderá ser outra das formas para trabalhar a partir de casa.

Ou então, até pode fazer os webinars e vender os seus e-books. Estaria a ganhar duas vezes.

Criar um blog/site

Crie um site e fale sobre a sua profissão ou venda um serviço. Saiba quais os nichos de mercado mais lucrativos da internet.

Seja criativo e junte duas ou três formas diferentes de vender os seus serviços. Utilize diferentes ideias e canais para aumentar a sua renda ao final do mês.

Consultoria especializada via Skype

Uma das formas mais rentáveis de trabalhar a partir de casa é dando consultoria especializada. Enquanto os webinars são mais genéricos e abertos a toda a gente, as  consultorias especializadas são mais focadas no cliente e por isso mais rentáveis para si.

Abrir consultório/escritório em casa

Outra opção é abrir um consultório ou escritório em sua casa, onde possa receber os seus clientes/pacientes.

É muito comum isso acontecer com cabeleireiras, modistas ou economistas. Mas nada impede outras profissões de fazer o mesmo.

Produção de conteúdos

Muitas empresas nacionais e estrangeiras procuram criadores de conteúdo em português. Esse conteúdo pode ser escrito, fotográfico ou de vídeo…

A demanda por conteúdo é gigante, mas a oferta também é cada vez maior. Quem melhor diferencia o seu trabalho é quem mais saída tem. É o chamado: Trabalho em casa online.

Há sites que aceitam guest posts. uns pagam pelos guest posts outros não. Mas se pesquisar por guest post poderá encontrar formas de conseguir um dinheiro extra sem sair de casa.

Traduções

Na partet doo conteúdo, há muitas empresas que necessitam de tradução e localização de conteúdo para efeitos de SEO.
Se dominar programas específicos para edição de imagem/vídeo, saiba que pode ser uma mais-valia para empresas de comunicação e marketing. Nos Estados Unidos, editores de imagem podem ganhar 36 mil dólares por ano. Se entrar neste universo, tenha, no entanto, em conta a concorrência de países como a Índia, onde há muitos profissionais na área que são pagos com um valor muito inferior.

As traduções profissioanis são projectos de elevada responsabilidade e por isso, bem pagos.

Voiceover

Continuando na língua portuguesa… não só de conteúdo escrito se faz a web. Há sempre anúncios para projectos de voz. Se gosta de rádio ou se tem experiência em locoção – ou se simplesmente se sente confortável a falar para um microfone – esta é uma excelente forma de trabalhar em casa e ganhar dinheiro.

Artes / Pintura / Artesanato

Para quem trabalha na área das artes, trabalho em casa é super comum. As exposições nem sempre decorrem em casa, mas o processo de concepção e de idealização bem que pode ocorrer numa qualquer cabana – num lugar paradisíaco.

Criar canal de YouTube

Não poderiiamos deixar de fora o YouTube (e/ou os podcasts). Famosos entre os mais jovens, o YouTube é uma espécie de rádio pirata dos tempos modernos. Uma câmera, um microfone e um cenário minimamente arranjado aliado a um conteúdo interessante é a base para o sucesso.

A monetização do canal é feito pelo YouTube com a venda de publicidade. Quanto mais visualizações, mais dinheiro.

Alojamento Local

Alugar a sua casa ou um quarto, ou até o sofá da sala… hoje em dia há plataformas para todos os gostos e feitios. O Alojamento Local é, porventura, uma das formas mais rápidas de fazer dinheiro com a sua casa.

Até pode alugar um quarto enquanto executa outros trabalhos a partir de casa. Aliando diferentes formas de renda.

Gamer

Se gosta de jogar online, ser gamer profissional pode ser um objectivo.

Todos os gamers gostariam de um dia poder ganhar a vida simplesmente jogando videogames. Nem todos serão milionários a jogar, mas há muitas maneiras de fazer dinheiro jogando online.
Outras oportunidades neste ramo é fazendo teste de jogos ou de apps. Com novas empresas a nascer e novos sites a abrir todos os dias, há quem procure pessoas fidedignas e isentas para testar os seus produtos. Não é um trabalho inteiramente sustentável, mas ajuda a complementar rendimentos.

Tem jeito para a costura ou tricot? Faz peças de bijutaria para oferecer a amigas? Pinta quadros que só recebem elogios? Se calhar está na hora de tornar estes talentos numa atividade mais sustentável.

Artesanato

Fazer artesanato consome muito tempo mas é também uma actividade muito prazerosa, quase terapêutica.

Pode vender os seus produtos online abrindo uma loja virtual ou, simplesmente, usando as redes sociais como o Instagram e o Facebook.

Pode também participar em feiras de artesanato. È uma excelente forma de promover o seu negócio e realizar vendas.

Cuidar de crianças

Ser ama é uma outra forma de ter um emprego a partir de casa. Cuidar de crianças é uma das mais antigas profissões domésticas.

É uma profissão de elevada responsabilidade e, por isso, costuma ser bem-paga.

Trabalhar a partir de casa em Portugal

portugal é um país pequeno e trabalhar a partir de casa em Portugal não é tão rentável como em outros países.

Mas há sempre soluções.

Tente expandir o seu público-alvo para outros mercados de língua portuguesa ou então utilize o facto de falar português para vender os seus serviços para empresas que precisam de pessoas nativas de Portugal.

Para aprender como melhor actuar na internet e vender os seus serviços aconselhamos a leitura  dos melhores blogs de marketing de língua portuguesa.

Trabalhe a partir de casa e seja mais livre nos seus horários e mais flexível na sua vida.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *